segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

A fé que faz a diferença

 

A FÉ QUE FAZ A DIFERENÇA

Marcos 5.21-25, 35-43

(21) E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. (22) E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés (23) e rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva. (24) E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.

(35) Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre? (36) E Jesus, tendo ouvido essas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente. (37) E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, e Tiago, e João, irmão de Tiago. (38) E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço e os que choravam muito e pranteavam. (39) E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. (40) E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina e os que com ele estavam e entrou onde a menina estava deitada. (41) E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talitá cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo: levanta-te. (42) E logo a menina se levantou e andava, pois tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto. (43) E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer.

“O povo brasileiro é um povo de fé”

Isso é algo que às vezes ouvimos

Mas talvez fosse melhor dizer que o povo brasileiro, em geral, é um povo “crédulo”, e essa credulidade às vezes é confundida com fé, a verdadeira fé.

O que quero dizer?

O que quero dizer é que o povo brasileiro acredita em qualquer coisa, e às vezes, muitas vezes, até incorre em um sincretismo, isto é, numa fusão de crenças e cultos.

Ora, isso até pode ser chamado de fé, mas é uma fé que, se faz alguma diferença, essa diferença é negativa e não positiva.

Fé que faz a diferença é a fé como a que vemos no texto que lemos: a fé de Jairo

E como é essa fé que faz a diferença? (Diferença positiva).

– A fé que faz a diferença é a fé que leva A JESUS – vs.21-22

Jairo foi pessoalmente e prostrou-se aos pés de JESUS. De Jesus e não dos discípulos.

E, uma vez encontrando Jesus, essa fé:

– Leva à humildade – vs. 22

Jairo era um dos principais da sinagoga, a assembleia religiosa dos judeus, mas ele prostrou-se aos pés de Jesus. Prostrar-se é descender de um lugar mais alto para um lugar mais baixo, e quando se faz isso diante de uma pessoa, geralmente se quer dizer que se está abaixo dessa pessoa.

– Encoraja o clamor – obviamente, clamor à pessoa certa: Jesus – vs. 23

Jairo “rogava-lhe muito”, isto é: suplicava insistentemente.

Na bíblia somos encorajados a exercitar a nossa fé clamando insistentemente. Em Lucas 18, por exemplo, Jesus conta uma parábola sobre “o dever de orar sempre e nunca esmorecer”; e nessa parábola Jesus se refere a uma viúva que insistentemente suplicava a um juiz iníquo que defendesse a sua causa. Ela é o “modelo” na parábola de como devemos nós orarmos a Deus.

O quanto você já orou por, por exemplo, a conversão de alguém? Já desistiu? Não desista! A fé que faz a diferença é a fé que encoraja e leva ao clamor.

– Faz perseverar

Nos versos 35 a 36 vemos que alguns vieram e disseram a Jairo que a menina já estava morta e que ele não devia mais enfadar o mestre. Mas Jesus disse: “não temas, crê somente”. E mediante essa palavra, pela fé, ele prosseguiu com Jesus.

– E faz ver o milagre

No caso de Jairo o milagre está nos versos 41 e 42 – a menina retornou à vida.

Essa é a fé que faz a diferença.


Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...