sábado, 23 de fevereiro de 2019

SEIS LIÇÕES EM ROMANOS 12

SEIS LIÇÕES EM ROMANOS 12

 

1)   Apresentar o corpo a Deus e não ao prazer ou satisfação pessoal – vs. 1 e 2


  • O importante para muitas pessoas hoje em dia é o prazer ou satisfação pessoal. E muitas vezes, na busca por essa satisfação, até se sujeitam à conformidade com o mundo. Infelizmente temos visto muitos crentes que não estão nem aí para o testemunho negativo que estão dando. “O importante”, dizem, “é ser feliz”. O importante é o prazer. E aí, nessa busca pela autossatisfação, se entregam a diversas práticas nada recomendáveis para crentes; práticas que escandalizam, que afastam, que dão “combustível” a quem quer falar mal do evangelho e dos crentes.
  • Para me referir só a coisas mais simples: crentes há que estão se entregando ao prazer de uma balada; crentes há que estão se entregando ao prazer de uma cervejinha gelada no bar com os amigos; crentes há que em suas festas de aniversário, casamento e outras festas, para “agradar”, “ser popular”, ou sei lá o quê, estão fazendo baile e não mais culto, ou então fazem os dois...  por aí vai.
  • Mas o que diz a Palavra de Deus para nós aqui em Romanos 12, logo nos primeiros dois versículos? Diz que devemos apresentar os nossos corpos não ao prazer, não à autossatisfação, mas a Deus, como um sacrifício vivo e santo que lhe é agradável; e a não nos conformarmos a este mundo, mas passarmos por uma transformação do nosso entendimento.

 

2)   Desenvolver na igreja, para edificação da igreja, os dons e talentos que Deus lhe concedeu – vs. 3 a 8


  • Nunca se esqueça que você é um dos membros de um corpo, o corpo de Cristo, a igreja, e como membro precisa dar a sua contribuição através dos dons e/ou talentos que Deus lhe concedeu.

 

3)   Amar e honrar uns aos outros – vs. 9 e 10


  • Amar uns aos outros com amor de irmãos e nos esforçarmos para tratar uns aos outros com respeito.

 

4)   Ser entusiasmado no serviço ao Senhor – vs. 11


  • “Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor.” (NTLH)

 

5)   Ter atitudes positivas, dignas de um crente, em relação a si mesmo, ao próximo e às circunstâncias da vida – vs. 12 a 17


  • Veja no texto quais são essas atitudes positivas

 

6)   Procurar viver em paz com as pessoas, fazendo o bem, não se deixando vencer pelo mal, mas vencendo o mal com o bem – vs. 18 a 21


  • Às vezes não é possível porque “não está em nós”... Mas a nossa parte precisamos fazer, inclusive não nos vingando a nós mesmos.
  • Se somos daqueles que “não levam desaforo pra casa”, isto é, respondem na hora, na mesma proporção e com as mesmas atitudes, é porque já fomos vencidos pelo mal.

 

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Para reflexão na quarta-feira, dia 13 de Fevereiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...