quarta-feira, 7 de novembro de 2018

FATOS PARA PENSAR

FATOS PARA PENSAR

1.   Saudações a todos.
2.   Hoje quero pensar um pouquinho com vocês sobre alguns fatos importante. Serão apenas três.
3.   O que é um fato? Falando de forma bem simples, um fato é algo que é verdadeiro, e que não deixa de ser verdadeiro só porque nós o ignoramos.
4.   Às vezes ignoramos alguns fatos porque não sabemos mesmo, não tomamos conhecimento. Por exemplo, quem aqui sabe que na Índia existe um vilarejo chamado “Piplantri” e que nesse vilarejo todas as vezes que nasce uma menina os aldeões plantam 111 árvores? Você não sabia? Nem eu! E só fiquei sabendo porque com essa reflexão em mente fui em busca de alguns fatos interessantes e desconhecidos pela maioria de nós. Encontrei muitos, mas escolhi este. E não é “fake”; está registrado na Wikipédia.
5.   Mas tem fatos que ignoramos não porque não os conheçamos, mas porque não nos interessamos por eles ou porque eles não nos agradam muito e então, como se diz, “não queremos nem pensar nisso”.
6.   E quanto aos fatos bíblicos, além de outros motivos para os ignorarmos, há também o interesse do “inimigo de nossas almas” de nos distrair quanto a eles. Mas eles são de importância maior, de importância vital, e seremos sábios em não deixar que o inimigo nos distraia e nos cegue quanto a eles.
7.   Então prestemos atenção por uns instantes em alguns desses fatos que encontramos nas Escrituras. Serão apenas três:

PIMEIRO FATO:
Você sabe quantos anos você tem, mas não sabe quantos anos “ainda” tem.

1.   Tiago, irmão de Jesus e líder da primeira igreja cristã, a igreja de Jerusalém, um homem, portanto, de muita autoridade, escrevendo aos cristãos judeus que estavam dispersos por todo o império romano na ocasião, disse a certa altura de sua carta: “Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:13-15 RC) / Vossa vida é como um vapor, que aparece por um pouco e depois se desvaneces, isto é, “some”.
2.   No salmo 103 os dias de nossa vida, em termos de duração, são comparados à flor do campo que murcha e cai rapidinho.
3.   O salmo 90 diz que nossos anos se vão como um “conto ligeiro”, isto é, uma “história pequena”. É como as histórias que contamos para as crianças na hora de dormir... É como a história para quem não está disposto a contar história, a história da “vaca vitória”. Você conhece? É assim: “Era uma vez a vaca vitória, que caiu num buraco e acabou a história”. Nossa vida, no dizer do salmista, é mais ou menos assim.
4.   Outra figura interessante nós encontramos em Jó 9: “os meus dias são mais velozes que um corredor”. A referência é provavelmente à pessoa que era responsável por levar a correspondência, especialmente a correspondência dos reis e das autoridades, o “carteiro” da ocasião. Ele era veloz, e, então, procurando uma figura para falar sobre o quão ligeiro passa a vida, Jó pensou nessa figura: “minha vida se vai mais rápido do que um carteiro consegue correr”.
5.   Então, nossa vida, em termos de duração, é como um vapor, ou é como a flor do campo, ou como uma história pequena, ou ainda como um corredor veloz.
6.   E quem pode dizer que isso não é verdade?
7.   É verdade! É um fato! E, sendo verdade, você é capaz de dizer quantos anos você tem hoje, mas não é capaz de dizer quanto tempo você “ainda tem” para viver.
8.   O cemitério, assim como a cidade, tem “habitante” de todas as idades.
9.   E isso nos leva ao segundo fato:

SEGUNDO FATO
Você tem muitas coisas importantes a fazer na vida, mas a mais importante é "lembrar-se" de Deus.

1.    Bem, você pode não considerar assim, e nem crer assim, mas, como já disse, um fato não deixa de ser fato só porque o ignoramos ou não cremos nele.
2.    A Bíblia fala sobre esse fato em vários lugares e de diversas maneiras. Uma das referências é Eclesiastes 12:

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes...

v  que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento... (v.1)

E antes que:

v  o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. (v.7)

3.    Um pouquinho antes de escrever isso Salomão escreveu dizendo, especialmente aos mais jovens, para alegrarem-se em sua juventude, andarem pelos caminhos do coração e pela vista dos olhos, mas também que não deviam se esquecer de que de todas essas coisas eles (nós) teriam (teremos) que prestar contas diante de Deus. Então, sendo assim, além de permitir no coração e diante dos olhos apenas aquilo que é correto, “lembrem-se de Deus; lembrem-se do Seu Criador”, antes que... seja tarde demais.
4.    Então, é um fato no qual devemos pensar. Você tem muitas coisas importantes a fazer na vida. E até coisas não tão importantes, mas que você também tem o desejo de fazer. Entretanto, se você fizer essas coisas, mas esquecer-se de Deus, então um dia você vai estar diante de Deus não salvo, porém condenado. O inimigo de sua alma lhe ofereceu “um prato de lentilhas”, isto é “um prato de prazeres e conquistas neste mundo” em troca de sua alma, e você aceitou. Fez como Esaú que trocou o seu direito de primogenitura por um guisado de lentilhas, porque ele estava com fome, ávido por algo que pudesse comer, e não mediu as consequências de seu ato.
5.    Lembre-se de Deus meu amigo, lembre-se de Deus “agora”, antes que seja tarde demais. Lembre-se de Deus “agora” e não deixe para “depois”, porque você não sabe, conforme já pensamos, se haverá para você um “depois” nesta vida.
6.    E o terceiro fato é, apesar de até já ter dito, mas reforçando ainda mais:

TERCEIRO FATO:
Todos vamos nos encontrar com Deus e precisamos estar preparados.

1.   Deus disse a Israel através de Amós: “Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” (Amós 4:12 RC)
2.   E a Paulo o Espírito de Deus inspirou a nos informar que: “... todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo...” (2 Coríntios 5:10 RC)
3.   Então precisamos estar preparados.
4.   E como é que nos preparamos? Quando é que podemos dizer que estamos preparados?
5.   Precisamos ver o que a Bíblia nos diz sobre isso:
a.   A Bíblia fala que temos que nos arrepender. Veja:

“Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.” (Mateus 4:17 RC)

“E, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse.” (Mc. 6:12)

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.” (Atos 17:30-31 RC)

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão.” (2 Pedro 3:9-10 RC)

b.   A Bíblia fala que temos que crer:

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome” (João 1:11-12 RC)

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 RC)

“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:18 RC)

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (João 3:36 RC)
“E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (Atos 16:31 RC)

c.   Arrependimento é mudança de mente, sentimento e atitude em relação ao pecado.
d.   Crer é confiar no sacrifício de Jesus como suficiente para a nossa salvação e outorgar a alma, a vida inteira aos cuidados de Deus em Cristo.
e.   Acontece então o milagre da regeneração, o milagre da justificação, o milagre da salvação.

6.   Vamos estar diante de Deus um dia, para prestação de contas. Precisamos estar preparados se não quisermos ser condenados à perdição eterna.

CONCLUSÃO

1.   Você sabe dizer quantos anos já viveu até aqui, mas não sabe dizer quantos anos ainda viverá. Nem mesmo sabe dizer se serão anos ou meses ou dias ou mesmo minutos o restante de sua vida. Espero que sejam muitos anos, mas o fato é que não sabemos.
2.   Você tem muitas coisas a fazer, coisas importantes até, mas a coisa mais importante é lembrar-se de Deus e viver para Ele.
3.   Um dia você vai se encontrar com Deus e precisa estar preparado, e para estar preparado você precisa de Jesus.
4.   Estes são fatos bíblicos. Você pode ignorá-los, você pode não crer neles, você pode até dar risadas desdenhando deles e de quem neles acredita e os anuncia, mas eles permanecem sendo fatos, e um dia, para todos, até para os completos ateus, eles serão comprovados. Será tarde demais para muitos, mas serão comprovados. Espero que tal comprovação não aconteça tarde demais para você.

Pr. Walmir Vigo Gonçalves
Culto no lar de família Nunes – Novembro de 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É já a última hora

  É JÁ A ÚLTIMA HORA   “Filhinhos, é já a última hora...” (1 João 2.18)   Ø   “Última hora”, que é isso? Ø   Última hora é uma man...