TIAGO
– A FÉ EM AÇÃO
Estudo 05
Fontes de consulta: O Novo Testamento
Interpretado Versículo por Versículo, de R. N. Champlin; Novo Testamento 2:
Comentário Bíblico Expositivo, de Warren. W. Wiersbe; e algumas consultas
online a dicionários e sites contendo ilustrações e pequenos comentários.
CHEGA DE CONFUSÃO!
Ø No estudo anterior
vimos sobre como lidar com a
tentação:
1) Considerando o
julgamento de Deus;
2) Considerando a bondade de Deus;
3) Considerando a natureza divina dentro de nós.
Ø Hoje veremos sobre uma situação que Tiago parece
evidenciar e que gera muita confusão e dificuldade na igreja.
Ø Para tanto, leiamos Tiago 1.19 e 20.
Ø Estou dando a essa reflexão o título “CHEGA DE CONFUSÃO”
Ø A
maneira de Tiago se expressar nesse trecho nos faz pensar na existência de
contendas em meio aos cristãos da ocasião. Talvez, ou certamente, por causa de
egoísmo (amor exagerado pelos próprios interesses, sem levar em consideração os
interesses dos outros), desejo de proeminência (de se sobressair), e falta de
consideração pelos sentimentos e direitos dos outros. Será que
havia, na ocasião, quem quisesse fazer sobressair a sua vontade pessoal? Será
que havia quem quisesse mandar na igreja? Bem, João, em sua terceira epístola,
fala de uma igreja onde havia um tal Diótrefes que tinha esse tipo de
comportamento; então, é possível que houvesse também em outros lugares. E é
possível que houvesse mais de um... vários... causando assim uma grande
confusão.
Ø Infelizmente
são defeitos comuns nas sociedades humanas, incluindo a sociedade onde não
deveria existir: a igreja. Ainda hoje é comum nas igrejas e é fonte de
contendas e divisões constantes.
Ø E
há várias “desculpas” dadas para esse tipo de comportamento na igreja, sendo
três delas, bem comuns, as seguintes:
1) “Estou
exercendo uma justa indignação, apenas em favor, em defesa... da igreja”.
Já viu isso?
Bem, às vezes é mesmo, e, em alguns casos, é justo
diante de Deus, como Martinho Lutero, por exemplo, quando fixou suas 95 teses
na porta da igreja de Wittemberg, no dia 31 de outubro de 1517, porque a igreja
de então estava muito desviada da Palavra. Mas creio que não é a casos como
esse e semelhantes a esse que Tiago se refere, e, sim, a casos comuns, de
coisas comuns que não ferem a palavra de Deus e perfeitamente resolvíveis com
diálogo maduro, não precisando causar confusão entre os irmãos.
2) “Até
reconheço que errei, ‘mas’ foi porque os outros provocaram – a culpa é dos
outros”.
Já viu isso?
Existe desde o jardim do Éden. “Disse Adão que a
culpa foi de Eva; disse Eva que a cobra a enganou; a cobra escondeu-se no
mato... parece que ninguém pecou”.
3) “Faz
parte da minha natureza, e não consigo me controlar”.
Já ouviu isso?
Resta saber qual natureza – a velha ou a nova?
Ø Mas
a verdade é que tal tipo de comportamento é obra da carne que se manifesta
devido a deficiência no crescimento espiritual, e, em alguns casos, em total
falta mesmo de tal crescimento, e consequente imaturidade espiritual.
Ø E
qual deve ser a atitude correta em uma situação assim?
I.
Bem, em primeiro lugar, deixando de lado
por um pouco Tiago, e consultando Gálatas 5, “andar em Espírito”.
Ø Não
cede às concupiscências carnais aquele que está ocupado em ouvir o Espírito e
andar no Espírito. Vamos ler? Gálatas 5.16-25.
II.
Segundo, agora olhando para o que diz
Tiago, ser pronto para ouvir.
Ø Ao
invés de exibir mau temperamento, tentando forçar nossa vontade sobre os
outros, devemos estar prontos, dispostos, para, com amor, ouvir e ver os pontos
de vista uns dos outros, para decidirmos juntos a questão.
Ø E,
acima de tudo, devemos ser prontos para ouvir a Deus em Sua Palavra, e Ele nos
diz muita coisa sobre isso. Por exemplo, em Gálatas 5, texto já citado, por
intermédio de Paulo inspirado pelo Espírito Santo, Deus nos fala sobre as obras
da carne, obras reprovadas por Deus para os seus filhos, e inclui nelas inimizades,
porfias (contenda, disputa, discussão), ira, discórdias, dissensões...
III.
Terceiro, ser tardio para falar.
Ø “Dois
ouvidos nos são dados, conforme observam os rabinos, mas
apenas uma língua; as orelhas são externas, mas a língua está murada por detrás
dos dentes” (Faucett)
Ø “Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o
que modera os seus lábios é prudente.” (Provérbios 10:19 RC)
Ø “Retém as suas palavras o que possui o conhecimento, e
o homem de entendimento é de precioso espírito.” (Provérbios 17:27 RC)
Ø “Responder antes de ouvir é estultícia e
vergonha.” (Provérbios 18:13 RC)
IV.
E quarto, ser tardio para se irar,
entendendo que a ira do homem não opera a justiça de Deus.
Ø A
literatura religiosa judaica, a Midrash hannalam, diz que há quatro
variedades de disposição. Ei-las, não necessariamente nesta mesma ordem:
1) Há
aqueles que facilmente se iram, mas que facilmente são pacificados; esses
perdem por um lado e ganham por outro.
2) Há
aqueles que não se iram facilmente, mas que dificilmente podem ser aplacados;
esses ganham por um lado e perdem por outro.
3) Há
aqueles que se iram facilmente, e dificilmente se deixam aplacar; esses são os
ímpios.
4) E
há aqueles que dificilmente se iram e que facilmente são aplacados; esses são
os bons.
Ø Então,
devemos ser tardios, demorados, lentos para irar, entendendo que a nossa ira
não opera a justiça de Deus, isto é, Deus não vai agir em função de nossa ira.
Há muitos anos eu estava acompanhado de uma pessoa que ficou muito irada com
uma determinada e situação e com quem desencadeou a situação. Me lembro de
vê-la apontando o dedo e dando a entender que estava falando alguma coisa com
Deus, uma oração, portanto; uma oração “inspirada” pela ira do momento. Não sei
qual foi o pedido, mas imagino que não tenha sido coisa boa. Ainda bem que a
nossa ira não opera a justiça de Deus.
Ø O
que Deus quer de nós é o que o apóstolo Paulo diz em 1 Timóteo 2.8: que oremos
em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
Concluindo
Ø Então,
essa é a mensagem que temos pra hoje aqui em Tiago: CHEGA DE CONFUSÃO!
Principalmente em assuntos “menores”, que não ferem princípios bíblicos, vamos
participar das considerações sobre os mesmos, dar nossa opinião, mas sem querer
que a nossa vontade prevaleça a qualquer custo. Sejamos prontos para ouvir,
tardios para falar e tardios para irar, entendendo que nossa ira não opera a justiça
de Deus.
Ø E
que Deus nos abençoe a todos; que Deus abençoe a igreja para que ela prossiga
debaixo de muita paz.
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