segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Esforça-te!

 

ESFORÇA-TE!

 

Prezados irmãos, graça e paz!

 

Hoje quero lhes falar com base nesse “comando” que encontramos na bíblia: “ESFORÇA-TE”.

 

Em minha leitura bíblica diária, há alguns dias passei por 1 Crônicas 28, e dessa vez o verso 10 me chamou a atenção. O verso faz parte da instrução de Davi a seu filho Salomão com respeito à construção do templo (para mais detalhes leiam o contexto). Davi mesmo queria construir o templo, mas Deus não o permitiu e disse que quem o construiria seria Salomão. Então Davi instrui Salomão: “O Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te e faze a obra”. E no verso 20 ele repete: “Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores, porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará...”.

 

Então, ESFORÇA-TE e faze a obra. Deus vai usá-lo; Deus “está neste negócio”; mas a VOCÊ, o “escolhido” cabe esforçar-se para que a obra seja feita.

 

Isso foi com Salomão lá no passado distante. Pensemos agora em nós. Qual é a “obra” para a qual Deus nos escolheu?

 

De uma maneira geral, penso que a “todos” os Seus servos Deus escolheu para, por exemplo, ORAR. Concorda comigo? Oração é dever de todos; todos somos chamados a orar, além de por nós mesmos, pela pobra de Deus no mundo. Também penso que a “todos” os Seus servos Deus escolheu para PROCLAMAR AS BOAS NOVAS DO EVANGELHO. E ainda, mais um exemplo, a “todos” os Seus servos, aqueles que o são de verdade, Deus escolheu para serem “PEÇAS ATIVAS NA EDIFICAÇÃO DE SUA IGREJA”, orando, anunciando o evangelho, desenvolvendo outras atividades algumas das quais veremos mais adiante, e, não menos importante, SE FAZENDO PRESENTE NA VIDA E NAS REUNIÕES DA IGREJA. Estar ausente por motivos verdadeiramente justificáveis não é problema, mas sem motivos justos aí já é problema, e, infelizmente, um problema que as igrejas de um modo geral têm enfrentado bastante nos últimos tempos. Em Hebreus 10 somos exortados a não abandonar o costume de nos congregarmos, “tanto mais quanto vedes que vai se aproximando aquele dia” (o dia final), mas muitos há que estão fazendo o contrário.

 

Bem, citei alguns exemplos sobre coisas nas quais todos temos que nos esforçar. Mas, de forma particular, ainda que a serviço de todos, a alguns Deus escolheu para, às vezes por toda a vida, às vezes temporariamente, exercerem algumas funções, e estes precisam esforçar-se nessas funções.

 

Então:

 

Ø  Deus te escolheu para ser um pastor, ESFORÇA-TE!

Ø  Deus te escolheu para ser dirigente de uma congregação, ESFORÇA-TE!

Ø  Deus te escolheu para ser um professor de lições bíblicas, ESFORÇA-TE!

Ø  Deus te escolheu para ser um evangelista, ESFORÇA-TE!

Ø  Deus te escolheu para ser um diácono, ESFORÇA-TE!

Ø  Deus te escolheu para ser um zelador, ESFORÇA-TE!

Ø  Deus te escolheu para ser um recepcionista na igreja, ESFORÇA-TE!

Ø  Deus te escolheu para ser aquele que vai cuidar do patrimônio da igreja, ESFORÇA-TE!

Ø  Deus te escolheu para trabalhar com as crianças, ESFORÇA-TE!

Ø  Deus te escolheu para trabalhar com os adolescentes e jovens, ESFORÇA-TE!

Ø  Deus te escolheu para trabalhar com os casais, ESFORÇA-TE!

Ø  Deus te escolheu para trabalhar na música, na sonorização, na projeção, ESFORÇA-TE!

 

Seja o que for, ESFORÇA-TE!

 

Às vezes pode parecer que a escolha foi do pastor ou de alguma comissão de indicação, ou da igreja reunida em assembleia... E “do lado humano” pode até ter sido, mas, na verdade, em última instância, FOI DEUS.

 

Então:

 

ESFORÇA-TE!

 

“Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores, porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará...”.

 

Na graça e pela graça,

 

Pr. Walmir




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem é o Cristão?

  QUEM É O CRISTÃO?   “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 ...