terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Será a quarta-feira de cinzas um ritual da hipocrisia?

 

SERÁ A QUARTA FEIRA DE CINZAS UM RITUAL DA HIPOCRISIA?

No site católico formação.cancaonova.com lemos, sob o tema “QUAL O SENTIDO DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS?”, a seguinte informação:

“A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja, dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer. A intenção desse sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados...” 

Notem a intenção: “arrependimento de pecados e volta para Deus”.

Então, no carnaval eu dou “vazão à carnalidade” e na quarta-feira de cinzas faço um ritual simbólico de arrependimento e volta para Deus.

Seria isso uma hipocrisia?

Se eu sei que para me voltar para Deus e estar bem na Sua Presença Santa eu preciso me arrepender de meus pecados, que negócio é esse de “dar vazão à carne primeiro”? É como se eu estivesse dizendo: “já que vou ter que me arrepender mesmo, deixa eu aproveitar e pecar bastante primeiro.

E que negócio é esse de passar por um ritual de arrependimento, mas já planejando “o próximo carnaval”?

Seria uma hipocrisia?

Se planeja pecar, melhor não fazer o ritual. Arrependimento apenas de ritual, apenas de aparência, pode ser aceito pelos homens, mas não é aceito por Deus que tudo vê e tudo sabe.

Como disse Deus, através do profeta Isaías: “... este povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído” (Isaías 29:13 RC)

“Aliviam a consciência” com um ritual e seguem pensando estar na luz, mesmo também já pensando como vão pecar no próximo ano. Como disse Jesus certa ocasião: “Se a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”

OBSERVAÇÃO: Não escrevo pensando em católicos, apesar de o ritual da quarta-feira de cinzas ser prática católica, escrevo pensando em cristãos em geral que participam do carnaval: católicos, protestantes, evangélicos... de todas as “cores denominacionais” (e os da igreja que pastoreio não estão isentos).

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.  Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6:7-8 RC)

Com temor e tremor,

Pr. Walmir (Primeira Igreja batista em Muqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Privilégios e responsabilidades do povo de Deus

  PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES DO POVO DE DEUS   Ø   Deuteronômio 7 Ø   O povo de Deus, o povo Hebreu, ainda não havia entrado em C...