domingo, 11 de fevereiro de 2024

Maravilhosa Graça

 MARAVILHOSA GRAÇA

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo, e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas". (Efésios 2:1-10 RC)

01. Quando lemos um texto como esse, refletindo em sua mensagem, se cremos, somos levados, inevitavelmente, a pensar que a Graça de Deus é o que de mais maravilhoso existe.

02. Creio que todos conhecemos (eu já contei aqui) aquela história que diz que um grupo de estudantes tinha que fazer uma lista das coisas que eles consideravam hoje as Sete Maravilhas do Mundo. Depois de algumas discordâncias, foi feita uma lista com as mais votadas: 1) As Pirâmides do Egito; 2) Taj Mahal; 3) Grand Canyon; 4) Canal do Panamá; 5) Empire States Building; 6) A Basílica de São Pedro; 7) A Muralha da China. Mas uma menina escreveu diferente, e disse: "Eu acho que as Sete Maravilhas do Mundo são: 1) ver; 2) ouvir; 3) tocar; 4) saborear; 5) sentir; 6) rir; 7) e amar."

03. Essas são coisas realmente maravilhosas; entretanto, a manifestação da graça de Deus em Cristo, trazendo-nos salvação, não tem comparação. De forma muito natural nós podemos ver, ouvir, tocar, saborear sentir, rir e amar, mas, sem a graça de Deus, chegará um dia em que não vamos mais rir e nem amar, e o ver, ouvir, tocar, sentir, e talvez sentir o sabor já não nos trarão um mínimo sequer de prazer; ao contrário, trarão dor e sofrimento. Mas com a graça todas essas coisas se manterão e serão fonte de muito prazer.

04. Graça é algo que não merecemos, mas recebemos assim mesmo.

05. E assim se dá com a salvação; nós não a merecemos de maneira alguma, e nem temos condições de fazer qualquer coisa para a “merecermos”, mas Deus no-la dá assim mesmo.

06. Pela graça de Deus milhares e milhares de pessoas têm sido salvas em diversas épocas e lugares do mundo.

“No século XVIII viveu um homem chamado John Newton. Ele começou a sua vida num lar cristão, onde viveu por uns seis anos. Ficou órfão e, então, foi criado por uma família não crente, onde o evangelho e o cristianismo eram ridicularizados. Como nessa casa era perseguido, fugiu para o mar, porque o pai havia sido marinheiro da Marinha Britânica por algum tempo. Alguma coisa não deu certo, e ele fugiu novamente, escolhendo a África como um bom lugar para esconder-se. tornou-se sócio de um português traficante de escravos. A esta altura ele estava longe, bem longe de Deus. A péssima vida que levava colocou-o em algumas situações horríveis. Chegou até ao ponto de ser obrigado, pela esposa do traficante, a comer no chão. Foi até mesmo forçado a ser um escravo, mas fugiu para o litoral e entrou em um navio qualquer. Quando à bordo, o capitão descobriu que ele entendia de navegação e colocou-o como imediato do navio. Mas ele era muito irresponsável, e roubou o estoque de rum, distribuiu-o a todos os companheiros e, na bebedeira, caiu no mar. Um marinheiro o apanhou com o arpão e o puxou para o convés, mas ele ficou com uma enorme cicatriz. Nada disso serviu para tocar o seu coração, mas, naquela mesma viagem, quando se aproximavam da costa da Escócia, uma violenta tempestade apanhou o navio. Ele teve que manejar as bombas junto com os marinheiros, para evitar o naufrágio. Ali ele foi dominado pelo medo da morte, e começou a recordar os versículos que havia memorizado antes dos seis anos de idade. Deus então lhe falou ao coração e ele se converteu de uma forma maravilhosa. Tornou-se um pregador e um grande compositor de hinos. Um de seus hinos fala sobre a “Maravilhosa Graça” (Não o do HCC). Ele sabia que durante as diversas circunstâncias de sua vida Deus o tivera em Suas mãos.”

07. É pela graça de Deus que somos salvos, e é exatamente isso que Paulo mostra aos efésios, dentre outras coisas, nos versículos inicialmente citados.

08. Vejamos algumas verdades apresentadas.

Primeira verdade: A Graça de Deus é ao homem manifestada em Cristo Jesus.

”Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” (Versos 4-5 RC)

01.    Encontramos vários exemplos práticos, nos evangelhos, sobre essa verdade. Cito dois que dispensam comentários:

a.     Nicodemos, que apesar de todas as suas virtudes precisava nascer de novo para ver o reino de Deus. E esse novo nascimento se dá mediante a fé em Cristo Jesus seu sacrifício vicário.

b.     Um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus que foi salvo na última hora, mesmo sendo quem era, apenas precisando demonstrar sua fé no Cristo que estava crucificado ali ao seu lado.

02.    João 1.17 diz que a lei Deus a deu por intermédio de Moisés, mas a graça veio por intermédio de Jesus.

03.    A graça veio por intermédio de Jesus e continua aí, disponível a você...

Segunda verdade: Sem Cristo o homem está morto em seus delitos e pecados

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” (Versículos 1-3 RC)

01. Essa é uma situação muito grave!

02. A gravidade de tal situação é exemplificada na parábola do rico e Lázaro... (Lucas 16)

03. E Paulo não está se referindo apenas aos que cometem “grandes” delitos.

04. Qualquer pessoa sem Cristo é uma pessoa que vive em delitos e pecados por não conhecer a fonte do perdão e salvação, e essa pessoa está, diz a Bíblia, morta, sem a verdadeira vida de Deus.

05. Exemplo: O jovem rico de Marcos 10:17 ss.

Terceira verdade: Com Cristo o homem assentará em lugares celestiais e verá, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da Graça de Deus.

“...e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.” (Versículos 6-7 RA)

01. Você se sente abençoado por Deus? O quanto?

02. Enoque foi homem muito abençoado por Deus!?...

03. Noé foi homem muito abençoado por Deus!?...

04. Abraão foi homem muito abençoado por Deus!?...

05. Moisés...

06. Davi...

07. Os enfermos de enfermidades terríveis que foram curados por Jesus...

08. Os possessos por demônios que foram libertos por Jesus...

09. Mas nenhuma das bênçãos que estes e outros receberam em vida, e nem todas elas de todos eles juntas alcançam a altura do que será denominada a "suprema riqueza da graça de Deus".

10.  A palavra “suprema” aqui encontrada vem do grego “UPERBALLO”, e significa “extravasar”, “fazer-se presente em excesso”.

11. Deus, então, nos séculos vindouros, isto é, na eternidade, será extremamente, excessivamente favorável àquele que pertence a Cristo.

12. Mas isso é somente se o homem estiver em Cristo. Só em Cristo, pois, como diz os versículos 8, 9:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (RA)

Conclusão

01. Vimos então que:

a.     É apenas pela graça de Deus que o homem pode ser salvo (vimos isso na introdução);

b.     A Graça de Deus é ao homem manifestada em Cristo Jesus;

c.     Sem Cristo o homem está morto em seus delitos e pecados;

d.     Com Cristo o homem assentará em lugares celestiais e experimentará, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da graça de Deus.

02. Diante disso, desafio você a entregar-se determinadamente ao Senhor.

03. Grandes bênçãos estão à sua espera.                      

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Privilégios e responsabilidades do povo de Deus

  PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES DO POVO DE DEUS   Ø   Deuteronômio 7 Ø   O povo de Deus, o povo Hebreu, ainda não havia entrado em C...