segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Seguir Olhando Para Jesus

 

SEGUIR OLHANDO PARA JESUS

 

TEXTO: Hebreus 12.1-2

TEMA: Olhando Para Jesus

OBJETIVO: Transmitir a mensagem de que precisamos viver focados em Jesus, seguindo a Jesus, obedientes a Jesus.

 

INTRODUÇÃO

 

Ø  O texto de Hebreus 12:1-2 nos chama a atenção para o desafio e a importância de manter nossos olhos fixos em Jesus. O autor da carta aos Hebreus exorta os cristãos a correrem com perseverança a corrida que lhes é proposta, tendo Jesus como modelo e inspiração. Este sermão visa explorar o que significa "olhar para Jesus" e como isso afeta nossa vida espiritual, moral e prática diária.

 

I.      SEGUIR "OLHANDO"

 

Ø  Hebreus 12:2a – "Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus..."

 

Ø  É pra seguir a carreira cristão “olhando” para Jesus. “olhando” é gerúndio de olhar. Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Então, o que a Palavra de Deus está nos dizendo é que devemos “olhar” para Jesus como uma ação constante – é olhar e continuar olhando.

Ø  A palavra “olhando” aqui, no original grego, significa "fixar os olhos", "olhar com atenção", ou, ainda, "desviar os olhos de tudo o mais para focar em algo". A ideia é uma concentração total, onde nada mais compete com o objeto de nossa visão. Assim como Pedro não deveria ter tirado seus olhos de Jesus e focado na tempestade (Mateus 14:30), também somos chamados a manter nossos olhos firmemente fixos em Cristo, independentemente das circunstâncias ao nosso redor.

Ø  Imagine um corredor em uma maratona. Ele não pode se dar ao luxo de olhar para os lados, para os outros corredores, ou para o público. Se ele desviar o olhar, pode perder o ritmo, tropeçar e até mesmo sair da pista. Assim também é a nossa jornada de fé: precisamos manter nossos olhos fixos em Jesus, o autor e consumador da nossa fé.

Ø  Olhar para Jesus não é uma opção, é a única forma de completarmos a corrida da fé.

 

II.    OLHANDO COM OS OLHOS DO ENTENDIMENTO, MAS TAMBÉM E PRINCIPALMENTE, COM OS “OLHOS DO CORAÇÃO”

 

Ø  Em Efésios 1:18 Paulo escreve: "Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos..."

 

Ø  O olhar do entendimento é aquele que busca conhecer Jesus através do estudo da Palavra, da teologia e da meditação. Já o "olhar do coração" é aquele que transcende o conhecimento intelectual e se aprofunda na experiência pessoal com Cristo, no relacionamento íntimo com Ele. É o conhecimento relacional e transformador.

Ø  Jonathan Edwards, um dos maiores teólogos do século XVIII, disse: "Não basta ter uma ideia racional de Cristo; é necessário ter um senso espiritual da glória e da excelência de Cristo, que supere qualquer conhecimento apenas intelectual."

Ø  Devemos buscar um equilíbrio entre o conhecimento teológico e a experiência espiritual. Nosso entendimento de Cristo deve encher nosso coração de amor, reverência e admiração por Ele.

Ø  Conhecer a Cristo é mais do que compreender doutrinas; é ter o coração cativado por Sua beleza e glória.

 

III.   SEJA ONDE FOR QUE DEUS O LEVE, SIGA-O

 

Ø  Em Mateus 4:19-20 Lemos: "E disse-lhes: ‘Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens’. No mesmo instante, eles deixaram as suas redes e o seguiram."

 

Ø  Seguir a Jesus implica em deixar tudo para trás e confiar plenamente na liderança de Cristo. Seja para onde for que Ele nos leve, nossa resposta deve ser sempre a obediência. Assim como os discípulos deixaram suas redes, nós somos chamados a deixar nossas seguranças, nossos planos e sonhos para seguir os caminhos de Cristo.

Ø  Assim como o GPS nos guia em uma cidade desconhecida, Jesus deve ser nosso guia em todas as áreas da vida. Mesmo quando não entendemos o caminho, precisamos confiar que Ele sabe o melhor.

Ø  A verdadeira fé não é medida por onde você está, mas por quem você segue.

 

IV.  SEJA O QUE FOR QUE ELE AFASTAR DE VOCÊ, OUÇA-O E OBEDEÇA AO QUE ELE DIZ

 

Ø  Veja Mateus 19:21-22: "Jesus respondeu: ‘Se quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me’. O jovem ouviu isso e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas."

 

Ø  Há momentos em que Jesus nos chama a abrir mão de coisas que, embora sejam preciosas aos nossos olhos, podem ser obstáculos em nossa caminhada de fé. Seja uma posse, um relacionamento ou até mesmo um sonho, precisamos estar dispostos a obedecer quando Jesus nos pede para deixá-los.

Ø  Examine seu coração e veja se há algo que Jesus está pedindo para você abrir mão. Pode ser difícil, mas lembre-se que Ele nunca nos pede para largar algo sem nos dar algo melhor em troca.

Ø  A obediência a Cristo pode custar caro, mas a desobediência custa mais ainda.

 

V.    SEJA QUEM FOR AQUELE QUE VOCÊ TIVER QUE DESCONSIDERAR, DESCONSIDERE

 

Ø  Veja Lucas 9:59-60: "A outro disse: ‘Siga-me’. Mas o homem respondeu: ‘Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai’. Jesus lhe disse: ‘Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o reino de Deus’."

 

Ø  Seguir a Jesus muitas vezes exige que deixemos de lado as opiniões e influências de outras pessoas, até mesmo aquelas que são próximas e queridas. A prioridade máxima do cristão deve ser sempre Cristo, acima de qualquer relacionamento humano.

Ø  Um navio em meio ao oceano é influenciado por ventos e correntes. No entanto, ele se mantém no curso certo ao seguir a bússola. Assim também, devemos manter nosso curso em Cristo, mesmo quando outras influências tentam nos desviar.

Ø  Quando seguimos a Jesus, a opinião dos homens se torna secundária; o que importa é agradar a Deus.

 

CONCLUSÃO

 

Ø  Seguir olhando para Jesus é o chamado central da vida cristã. Significa concentrar-se nEle, permitir que Ele guie nossos passos, obedecer à Sua voz e colocar Sua vontade acima de todas as outras. Neste mundo de distrações, desafios e tentações, precisamos manter nossos olhos fixos em Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Somente assim, poderemos correr com perseverança a corrida que nos é proposta.

Ø  Todos devemos para, de vez em quando, para refletir sobre onde estamos colocando os nossos olhos, e se estamos verdadeiramente comprometidos em seguir Jesus, custe o que custar.

 

“Se você quiser ser tudo o que Deus deseja que você seja, fique firme como uma rocha e foque diretamente em Jesus” (Tozer)

 

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Congregação Betel – setembro de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura devocional para domingo, 29 de setembro de 2024

  LEITURA DEVOCIONAL DA MANHÃ DE DOMINGO 29 DE SETEMBRO DE 2024   Prezados e amados irmãos,   Hoje a leitura devocional do culto mat...