terça-feira, 20 de agosto de 2024

Perseverança na Fé

 

AULA DE EBD – 18 DE AGOSTO DE 2024

 

LIÇÃO 42, PÁGINA 151: OS DISCÍPULOS E OS ARGUMENTOS DA FÉ

REVISTA REFLEXÕES BÍBLICAS II - CBM

 

Ø  Eu vou tomar a liberdade de mudar um pouquinho o tema da lição. Vou mudar para:

 

PERSEVERANÇA NA FÉ

 

Ø  Mas a essência da lição continua a mesma.

Ø  Leiamos Mateus 15.21-28

Ø  Leiamos também Marcos 7.24-28, porque Marcos inclui um detalhe que não vemos em Mateus.

Ø  Eu mudei um pouquinho o tema porque esse relato da mulher cananeia nos ensina, dentre outras coisas, sobre a importância da fé e da perseverança na fé, mesmo diante de obstáculos aparentemente intransponíveis. E um destaque: a mulher não fazia parte do “povo de Deus”

Ø  Todo servo de Jesus, que é um discípulo de Jesus, não pode ser vacilante, precisa ser perseverante em sua fé, especialmente quando ela é colocada à prova, algo que, em maior ou menor grau, acontece bastante.

Ø  Então vamos pensar, e “discutir” (conto com a participação dos irmãos), seguindo os tópicos apresentados na lição da revista.

 

Tópico 1: TENHO UM GRANDE PROBLEMA, MAS CREIO

 

Ø  Mateus 15.21-22 – alguém leia, por favor

 

Desenvolvimento:

 

Ø  Reconhecimento do Problema:

o   A mulher cananeia tinha um grande problema

o   Qual era? – sua filha estava possuída por um demônio.

o   Era um “problemão”, não era?

o   Ela reconheceu a gravidade da situação, mas não permitiu que isso a impedisse de buscar ajuda.

 

Ø  Atitude de Fé:

o   Ao se dirigir a Jesus, ela expressou sua fé em Sua (de Jesus) capacidade de resolver o problema. Mesmo sendo uma estrangeira e não parte do povo de Israel, ela acreditou que Jesus poderia libertar sua filha.

 

Ø  Aplicação:

o   Todos nós enfrentamos grandes problemas em nossas vidas.

o   Alguém pode citar algum exemplo de problema “grande”. De repente até um problema que está enfrentando.

o   Querem ver um problemão que os servos de Deus enfrentam hoje e que é parecido com este da mulher cananeia? – filhos/netos/parentes dominados pelo “Inimigo”, estão presos aos vícios e comportamentos “imorais” em geral, e muitos literalmente presos nas cadeias – tem muito filho de crente nas prisões. Talvez não estejam miseravelmente “possuídos”, mas estão miseravelmente dominados.

o   Mas, pela fé, precisamos enxergar além das dificuldades. Precisamos, como a mulher cananeia, buscar a Jesus com confiança, crendo que Ele tem poder para nos socorrer.

o   O problema é que muitos, não seguindo o exemplo dessa mulher e de tantos outros, como a mulher do fluxo de sangue por exemplo (12 anos!), parece que já esmoreceram na fé, desistiram, e parece que nem oram mais – e consequentemente a igreja também já não ora mais como deveria orar. Deveríamos ter uma lista com todos os nomes dos nossos parentes e dos parentes de nossos irmãos, especialmente filhos e netos, que estão “Miseravelmente” dominados, e apresenta-los todo dia ao Senhor em oração – “Senhor, aqui está uma lista de nomes, que apresento pedindo ao Senhor que liberte, salve e transforme: Zé, João, Manoel, Antônio...” – e não precisa ficar falando os detalhes: o Zé é filho de fulano, tem “x” anos, usa álcool, fuma crack... Não! Deus sabe! É só apresentar o nome e dizer o que está pedindo.

o   Talvez leve um dia, talvez uma semana, talvez um ano ou dez anos... Precisamos perseverar crendo

 

Ø  Textos de Apoio:

o   Salmos 34:17: “Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias”

o   Salmo 46

o   Marcos 5:25-34: A história da mulher com fluxo de sangue, que, apesar de seu grande problema, buscou a cura em Jesus.

 

Ø  Então: EU TENHO UM GRANDE PROBLEMA, MAS EU CREIO

 

Tópico 2: DEUS ESTÁ EM SILÊNCIO, MAS EU CREIO

 

Ø  Mateus 15:23 – alguém leia (“Mas ele não lhe respondeu palavra”)

 

Desenvolvimento:

 

Ø  O Silêncio de Jesus:

o   Inicialmente, Jesus não respondeu à mulher cananeia. Esse silêncio poderia ter desanimado qualquer pessoa, mas ela persistiu em sua fé.

o   Às vezes Deus fica em silêncio – você já experimentou isso?

o   Muitos servos de Deus já experimentaram e experimentam isso.

o   Os salmos estão repletos de experiências desse tipo

o   Abraão, o pai da fé, experimentou. Deus lhe fez uma promessa que levou mais de 20 anos para se cumprir e não ficou “todo dia” reafirmando a promessa a Abraão.

o   Paulo experimentou – ele orou três vezes para Deus lhe tirar um espinho na carne, até que Deus respondeu, e a resposta ainda foi um “não”, porque Deus tinha planos melhores para ele em relação àquele “espinho”. Três orações – mas quanto tempo levou entre uma e outra? Talvez um bom tempo. Nesse tempo Deus esteve em silêncio.

o   Isso já virou até tema de livro e de música.

 

Ø  Prova de Fé:

o   O silêncio de Deus nem sempre é uma negação, mas pode ser uma prova para ver até onde vai nossa confiança nEle.

o   Mesmo sem uma resposta imediata, a mulher continuou crendo.

 

Ø  Aplicação:

o   Há momentos em que Deus parece estar em silêncio em nossas vidas. Nesses momentos, somos chamados a confiar em Seu tempo e em Sua vontade, sabendo que Ele sempre trabalha para o nosso bem.

 

Ø  Textos de Apoio:

o   Jó 42.2: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”

o   Isaías 50.10: “Quando andar em trevas e não tiver luz nenhuma, confie no nome do SENHOR e firme-se sobre o seu Deus”

o   Isaías 40:31: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”

o   Salmo 46.10: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra”

 

Ø  Então:

o   EU TENHO UM GRANDE PROBLEMA, MAS EU CREIO

o   DEUS ESTÁ EM SILÊNCIO, MAS EU CREIO

 

Tópico 3: EU NÃO MEREÇO, MAS EU CREIO

 

Ø  Mateus 15:26-27 – Alguém leia, por favor

 

Desenvolvimento:

 

Ø  Humildade e Reconhecimento:

o   A mulher cananeia reconheceu sua posição de indignidade, mas não deixou que isso a impedisse de crer e buscar o que necessitava.

 

Ø  Fé e Perseverança:

o   Mesmo diante de uma resposta que poderia parecer uma rejeição, ela se humilhou e expressou sua fé, sabendo que mesmo as migalhas do poder de Jesus seriam suficientes para sua necessidade.

 

Ø  Aplicação:

o   Não somos dignos das bênçãos de Deus por nossos méritos, mas podemos nos achegar a Ele pela fé. Sua graça é suficiente para nos atender, mesmo que não mereçamos.

 

Ø  Textos de Apoio:

o   Lucas 7:6-7: O centurião que reconheceu sua indignidade, mas creu no poder de Jesus para curar seu servo.

o   Efésios 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”

 

Ø  Então:

o   EU TENHO UM GRANDE PROBLEMA, MAS EU CREIO

o   DEUS ESTÁ EM SILÊNCIO, MAS EU CREIO

o   EU NÃO MEREÇO, MAS EU CREIO

 

Tópico 4: CREIO E OBEDEÇO

 

Ø  Marcos 7:29-30: “Então ele lhe disse: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha. E, indo ela para casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demônio já tinha saído”

 

Desenvolvimento:

 

Ø  Resposta de Jesus:

o   Após o diálogo com a mulher siro-fenícia, Jesus reconheceu sua fé e lhe deu uma ordem clara: “Vai, o demônio já saiu de tua filha”. Isso exigiu que ela acreditasse na palavra de Jesus e obedecesse. Detalhe: mesmo sem ter visto a evidência da libertação.

 

Ø  Obediência na Fé:

o   A mulher obedeceu a Jesus e foi para casa, confiando que o milagre já havia acontecido. Sua obediência foi um ato de fé, mostrando que ela confiava plenamente na palavra de Cristo.

 

Ø  Aplicação:

o   A verdadeira fé não apenas acredita, mas também obedece às instruções de Deus, mesmo quando os resultados não são imediatamente visíveis. Quando cremos, nossa obediência é a evidência de que confiamos em Deus e em Suas promessas.

 

Ø  Outros exemplos bíblicos:

o   Abraão (Gênesis 12:1-4): Deus ordenou a Abraão que saísse de sua terra e fosse para um lugar desconhecido. Abraão creu e obedeceu, mesmo sem saber para onde estava indo.

o   Naamã (2 Reis 5:10-14): Naamã foi instruído a se banhar no rio Jordão para ser curado de sua lepra. Embora inicialmente relutante, ele obedeceu e foi curado, demonstrando que a cura veio pela obediência a uma palavra aparentemente simples.

o   Os discípulos de Jesus (Lucas 5:4-6): Quando Jesus instruiu Pedro a lançar as redes novamente após uma noite infrutífera, ele obedeceu, e as redes se encheram de peixes. A obediência, mesmo na dúvida, resultou em uma bênção milagrosa.

 

Ø  Textos de Apoio:

o   João 14:23: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”

o   Tiago 2:17: “Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma”

o   Hebreus 11:8: “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia”

 

Ø  Então:

o   EU TENHO UM GRANDE PROBLEMA, MAS EU CREIO

o   DEUS ESTÁ EM SILÊNCIO, MAS EU CREIO

o   EU NÃO MEREÇO, MAS EU CREIO

o   EU CREIO E OBEDEÇO – OU: PORQUE CREIO, OBEDEÇO

 

CONCLUSÃO

 

Ø  A fé da mulher cananeia é um exemplo poderoso para todos nós.

o   Ela enfrentou um grande problema,

o   encontrou silêncio da parte de Deus

o   e reconheceu sua indignidade,

o   mas permaneceu firme em sua fé.

Ø  Que possamos aprender com sua história e fortalecer nossa confiança em Deus, sabendo que, independentemente das circunstâncias, Ele é fiel para nos socorrer.

Ø  E ainda: a fé genuína não é passiva; ela se manifesta em ação, na obediência à palavra de Deus. A mulher siro-fenícia creu na palavra de Jesus e obedeceu, mesmo antes de ver o resultado. Essa mesma dinâmica de fé e obediência deve ser evidenciada em nossas vidas, pois a confiança em Deus nos leva a seguir Suas instruções, crendo que Ele sempre cumpre Suas promessas.

Ø  E, finalizando, só fazendo referência sem comentários, ainda poderíamos acrescentar um ponto, mas daí o texto teria que ser outro e não o da mulher Cananéia: A RESPOSTA DE DEUS É NÃO, MAS EU CREIO QUE O QUE ELE FARÁ É MELHOR – porque Ele trabalha em todas as coisas para o meu bem e porque a graça Dele me basta (como bastava a Paulo no caso do espinho na carne)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura devocional para domingo, 29 de setembro de 2024

  LEITURA DEVOCIONAL DA MANHÃ DE DOMINGO 29 DE SETEMBRO DE 2024   Prezados e amados irmãos,   Hoje a leitura devocional do culto mat...