quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Não Fale Como Doido

 

NÃO FALE COMO DOIDO

 

Introdução


Ø  No livro de Jó, vemos um homem que, apesar de todo o sofrimento, manteve sua integridade e fé em Deus.

Ø  A esposa de Jó, no entanto, ao ver o estado deplorável de seu marido, sugere que ele amaldiçoe a Deus e morra.

Ø  Jó responde com sabedoria e firmeza, chamando-a de alguém que fala como uma "doida" por sugerir tal coisa.

Ø  Veja o texto: Jó 2.8-10

Ø  Esta passagem nos ensina sobre a importância de nossas palavras e a seriedade de falar com sabedoria.

Ø  Já faz algum tempo que senti vontade de falar sobre isso, e hoje quero explorar seis “falas” que de quem as pratica pode-se dizer que “fala como doido”. Vou falar de forma breve, só pra nos levar a refletir e incentivar a vigiarmos a nossa língua, para que, na maioria das vezes nossa fala seja edificante.

 

1)    Fala como “doido” quem fala de forma que afasta a pessoa de Deus

 

Ø  A esposa de Jó disse: "Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre" (Jó 2:9).

Ø  Este é um exemplo claro de alguém tentando afastar outro da fé.

Ø  Nesse caso uma tentativa “deliberada”, com entendimento de que é isso que se está fazendo.

Ø  Há muita gente que faz isso, dessa forma, com entendimento de que é isso mesmo que se quer: afastar a pessoa da fé em Deus. Nesse caso não são crentes.

Ø  Mas há casos de pessoas crentes cuja fala, ainda que não tenha essa intenção, acaba por afastar pessoas de Deus.

Ø  É claro que não me refiro a uma fala correta, sensata, falada com amor, que às vezes as pessoas não querem ouvir – por exemplo, uma verdade bíblica dita de forma correta e no momento certo, mas que às vezes não é bem aceita por alguém – até Jesus passou por isso.

Ø  Creio que os irmãos estão entendendo que estou me referindo à língua “solta” demais e que, por isso mesmo, termina por falar bobagens que, mesmo sendo verdades, não vão edificar a vida de ninguém e vão afastar as pessoas.

Ø  Quem fala assim, de forma que afasta ao invés de atrair a pessoa para Deus, fala igual a mulher de Jó: como um “doido” qualquer.

 

2)    Fala como “doido” quem fala contra Deus

 

Ø  Falar contra Deus é uma atitude insensata, que demonstra falta de entendimento e reverência. Foi o que a mulher de Jó fez.

Ø  Outro exemplo Bíblico: Faraó, ao desafiar Deus e recusar libertar os israelitas, disse: “Quem é o Senhor, para que eu ouça a sua voz e deixe ir Israel?” (Êxodo 5:2). Faraó falou contra Deus e enfrentou terríveis consequências.

Ø  Agora reflitam comigo: será que é possível que nós crentes falemos assim contra Deus?

Ø  Talvez sim. Talvez não com “palavras” propriamente – acho que não seríamos tão “ousados” – mas talvez sim com atitudes.

Ø  Veja se vocês concordam comigo: se EU persisto em fazer aquilo que Deus diz em Sua Palavra para eu não fazer, um pecado, portanto, não estou com isso dizendo, como Faraó, “quem é o Senhor para que eu ouça a Sua voz?”. Claro, não estou falando de uma fraqueza, uma queda, mas uma atitude de “eu quero e vou fazer” (e quem é Deus para me dizer pra não fazer?).

Ø  Quem age assim, deliberadamente, contra a vontade de Deus, age contra Deus e é como quem diz “quem é Deus para mandar em mim?” FALA, portanto, com sua atitude, contra Deus, e, portanto, fala como um “doido” qualquer.

 

3)    Fala como “doido” quem fala injustamente contra os servos de Deus

 

Ø  Não os que “se dizem” servos de Deus, mas os que o são de fato.

Ø  Criticar e perseguir injustamente os servos de Deus, aqueles que o são de verdade, é falar como "doido", pois eles estão cumprindo a vontade divina.

Ø  Exemplo Bíblico: Miriã e Arão falaram contra Moisés, questionando sua liderança (Números 12:1-2). Como resultado, Miriã foi punida com lepra, mostrando a seriedade de falar injustamente contra os servos de Deus.

 

4)    Fala como “doido” quem fala do que não entende

 

Ø  Por exemplo, está falando como doido quem diz que o crente é homofóbico – alguns podem ser, mas não todos e nem “os crentes” como uma “classe”. É certo que entendemos ser a prática homossexual um pecado do qual se deve arrepender, mas isso não significa homofobia.

 

“Etimologicamente, a palavra "homofobia" é composta por dois termos de origem grega: homo, o prefixo de homossexual; e phobos, que significa "medo", "aversão" ou "fobia". Sendo assim, homofobia significa aversão ou fobia de homossexuais.”

 

(https://www.significados.com.br/homofobia/#:~:text=Etimologicamente%2C%20a%20palavra%20%22homofobia%22%20%C3%A9%20composta%20por%20dois,que%20pratica%20a%20homofobia%20%C3%A9%20chamado%20de%20homof%C3%B3bico.)

 

Alguém aí é, nesse sentido, o sentido verdadeiro e não o das “narrativas” que visam difamar o crente, homofóbico? Alguém aí tem aversão, ódio de alguém só pelo fato de ele ser homossexual?

 

Ø  Está falando como doido quem generaliza e diz que os pastores são uma classe corrupta e todos ricos às custas dos fiéis – o que também é válido para quem coloca todos os políticos numa classe só, a dos corruptos; os advogados “todos” como ladrões... e assim por diante. É certo que tem alguns, mas colocar todos num mesmo “pacote” e sair falando mal, é falar como doido.

Ø  Está falando como doido quem, sem conhecimento de causa, toma partido a favor de alguém numa briga de dois, só porque esse alguém é amigo ou amiga, ou porque foi o primeiro a se manifestar.

 

Ø  Creio que os irmãos estão me entendendo – não estou falando de entendimento intelectual, acadêmico, mas de entendimento prático, entendimento das situações.

 

5)    Fala como “doido” quem fala da vida dos outros em tom de fofoca

 

Ø  Veja bem: nem toda fala que envolva outras pessoas é, por isso, fofoca.

Ø  Mas creio que todos, até instintivamente, sabemos quando alguém está falando em tom de fofoca apenas, sem intenção de que a outra pessoa seja ajudada.

Ø  É algo de que devemos nos policiar...

 

6)    Fala como “doido” quem fala palavras que não edificam

 

Ø  Claro que se trata da “fala” em geral.

Ø  Paulo, aos Efésios escreveu: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29 RC)

Ø  Não quer dizer que vamos passar cem por cento do tempo falando da de Deus, da Bíblia, da igreja... Falar outras coisas que ajudam a promover a sociabilização, a amizade, a comunhão, como futebol, pescaria, histórias da vida... também edificam. O que não se deve é ficar conversando coisas que vão contribuir para a destruição ao invés da edificação – por exemplo: contando piadas indecentes, piadas que envolvam o nome de Jesus, que fazem chacota da igreja e dos crentes...

 

Conclusão

 

Ø  Infelizmente todos nós, uma hora ou outra, caímos nesse erro de falar como “doido”, assim como a mulher de Jó, obviamente um caso bem mais grave. Se não é assim com você, parabéns! Comigo é, e eu tenho que me policiar bastante.

Ø  Mas que isso não seja uma constante em nossa vida, e que possamos nos policiar para errarmos o quanto menos possível nessa parte.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

PIB Muqui – 04 de agosto de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura devocional para domingo, 29 de setembro de 2024

  LEITURA DEVOCIONAL DA MANHÃ DE DOMINGO 29 DE SETEMBRO DE 2024   Prezados e amados irmãos,   Hoje a leitura devocional do culto mat...