quinta-feira, 19 de setembro de 2024

A Jornada da Vida

 

A JORNADA DA VIDA

 

Texto Base: Salmo 139:13-16:

"Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável; tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir." (NVI)

Introdução:

Ø  Amados irmãos, graça e paz!

Ø  “Inspirado” pelos acontecimentos dos últimos dias em nossa cidade e região, hoje quero refletir com vocês sobre “A Jornada da Vida”.

Ø  A jornada da vida é um mistério maravilhoso e, ao mesmo tempo, inevitável.

Ø  Um dia a gente nasce, por “uns dias” a gente vive, e um dia a gente morre. E os dias que a gente vive vêm recheados de recheios “misteriosos”, quero dizer: de “recheios” que não sabemos quais serão. De alguns a gente gosta e de outros não.

Ø  Desde o momento em que fomos concebidos no ventre de nossa mãe, dois processos estão ocorrendo simultaneamente: estamos vivendo, mas também estamos morrendo. A cada dia, damos mais um passo em direção ao fim de nossa vida terrena, com um detalhe bem importante para o qual todos devemos atentar: nunca sabemos quando e qual será o nosso último passo.

Ø  Alguém aí pode dizer que sabe?

Ø  Tem até aquela pergunta dupla que já fiz algumas vezes: “quantos anos você tem?”, e: “quantos anos você ainda tem?”

Ø  Pr. Márcio postou esses dias a foto de uma irmãzinha de 102 anos. Irmã Gecolias.

Ø  Totalmente lúcida, não perde um culto e lê a bíblia todos os dias (que exemplo, não? Você não fica com vergonha? Eu fico).

Ø  Temos irmãos longevos aqui em nossa igreja também.

Ø  Mas já vimos também inúmeros que, nem bem chegaram a viver e já deram o último passo. Infelizmente tivemos uns exemplos assim aqui em nossa região nos últimos dias.

Ø  Essa dualidade – estamos vivendo e, ao mesmo tempo, morrendo – é uma realidade profunda que deve nos levar a refletir sobre o propósito da vida e sobre o que nos aguarda após essa jornada. Hoje, veremos três grandes verdades que precisam ser lembradas ao caminharmos nessa jornada de vida e morte.

 

I. Desde o Ventre, Já Estamos Vivendo

 

Ø  Desde o momento em que fomos gestados no ventre de nossa mãe, já começou a história da nossa vida.

Ø  O Salmo 139:13-16 nos mostra como o Criador esteve presente desde o início da nossa formação.  Cada detalhe de nossa vida foi planejado por Ele, e cada respiração nossa faz parte do propósito divino.

Ø  Há um movimento por aí, com intenções abortistas, que quer convencer-nos de que a vida não começa na concepção, e, sim, algumas semanas depois.

Ø  Mas até mesmo a ciência diz que o ser humano recém-fecundado tem seu próprio patrimônio genético e sistema imunológico. Ou seja, é o mesmo ser humano que se tornará bebê, criança, jovem, adulto e envelhecerá (se chegar lá).

Ø  A vida é um presente de Deus. Cada dia que vivemos é uma oportunidade de cumprir o propósito para o qual fomos criados. Desde a gestação, Deus já nos vê como Seus filhos e filhas, com um destino traçado e uma missão a ser cumprida. Não estamos aqui por acaso, e cada segundo de nossa vida tem valor diante dEle.

Ø  Deus revelou a Jeremias quando o chamou para ser Seu profeta às nações: "Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei." (Jeremias 1.5 – NVI)

Ø  Ponha a mão no seu peito, na região do coração. Tente senti-lo. Ou então coloque o dedo no pulso e sinta por aí as batidas do seu coração. "Cada batida do coração é um lembrete de que Deus nos deu a vida com um propósito."

Ø  Um relojoeiro, que monta relógios artesanalmente, à mão, passa horas delicadamente montando cada engrenagem de um relógio, ajustando cada peça com precisão. Assim como esse relojoeiro, Deus, com carinho, moldou cada aspecto de nossa vida desde o ventre materno. Ele nos deu um propósito claro e perfeito.

Ø  Reconheça o valor da vida desde o começo. Saiba que cada instante é uma oportunidade de cumprir o propósito divino, e viva de modo a glorificar o Criador que te formou com tanto cuidado e intenção.

Ø  Mas, em segundo lugar, devo dizer também que:

 

II.   Desde o Ventre, Já Estamos Morrendo

 

Ø  Ao mesmo tempo que começamos a viver, também começamos a caminhar para o fim da nossa jornada terrena.

Ø  A morte é uma certeza para todos (pelo menos enquanto Jesus não volta).

Ø  Desde o momento do nosso nascimento, o tempo de vida na terra começa a diminuir. Isso pode parecer sombrio, mas é uma verdade que nos convida à reflexão sobre o valor de cada momento que nos é dado.

Ø  E também nos convida à reflexão o fato de que, como já disse, não sabemos qual será o nosso último passo.

 

E deixe-me abrir um parêntese aqui para acrescentar algo: não sabemos também quando e qual será o último passo dos nossos amigos, dos nossos familiares... e por isso precisamos, de alguma maneira, levar o evangelho a eles com um certo sentimento de urgência. Faça alguma coisa: fale de Jesus, dê uma bíblia de presente, dê um folheto, dê um bom livro de devocionais, convide para vir à igreja... faça alguma coisa! E faça regado à oração. Junte-se aos demais irmãos em oração! Eu, sinceramente, não consigo entender a baixa frequência aos nossos cultos de oração. Quarta-feira passada até refletimos sobre a igreja que não ora: ela perde a conexão com Deus, ela perde a direção espiritual, ela se enfraquece no combate espiritual, ela se enfraquece no que respeita à comunhão e corre o risco de perder a visão de Missão.

 

Fecha parêntese.

 

Ø  Nossa vida na terra é finita.

Ø  Não podemos escapar dessa realidade.

Ø  Eclesiastes 3:2 nos lembra que há "tempo de nascer e tempo de morrer".

Ø  Essa certeza deve nos fazer viver de forma mais consciente e intencional.

Ø  A jornada da vida é curta, e precisamos entender que o tempo que temos deve ser bem aproveitado, não apenas para nossos prazeres e conquistas terrenas, mas para glorificar a Deus e preparar-nos para a eternidade.

Ø  Em Hebreus 9:27 lemos que "Está determinado que os homens morram uma só vez e depois disso enfrentarão o juízo."

Ø  "Cada dia que vivemos é também um dia a menos nesta terra e um dia mais perto da eternidade."

Ø  Já que falamos do relojoeiro um pouco antes, imagine agora a sua vida sendo contada por relógio de areia que começa a correr no momento do nascimento, com a diferença que, enquanto no relógio de areia você consegue ver quanta areia ainda resta, enquanto que na vida não. Mas isso não altera a “figura”. Cada segundo é um grão de areia que cai. Você não pode voltar a areia para cima, mas pode usar o tempo que resta de forma sábia e produtiva.

Ø  Não desperdice sua vida. Viva de forma intencional, sabendo que cada momento é precioso e que sua vida na terra tem um fim. Aproveite cada dia para crescer em Deus, servir aos outros e se preparar para a eternidade.

 

Ø  Então, a jornada da vida, da SUA vida, começou; no dia em que você foi gestado ela começou; e você está vivendo... quanto tempo já? ... mas também está morrendo. Trinta anos vividos são também 30 anos a menos na jornada da sua vida. Se Deus programou 80 anos pra você e você já viveu 55, como eu, só faltam mais 25. Já vivi 55, mas também já morri 55.

 

Ø  E isso nos leva a uma questão de extrema importância na qual não podemos deixar de pensar, que é:

 

III. O Que te Aguarda Após a Jornada da Vida?

 

Ø  A grande pergunta que todos nós devemos nos fazer é: o que nos aguarda depois que a jornada da vida se encerrar?

Ø  A Bíblia nos fala claramente sobre dois destinos eternos: vida eterna ou separação eterna de Deus.

Ø  O profeta Daniel, falando sobre o tempo do fim, disse que nesse tempo “muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno.” (Daniel 12:2 RC)

Ø  Aqueles que colocam sua fé em Jesus Cristo têm a promessa de vida eterna com Deus. Mas aqueles que rejeitam a Cristo enfrentarão a separação eterna.

Ø  João 3:16 nos oferece a resposta clara para essa questão sobre o que nos aguarda após a jornada da vida: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Quer dizer que nosso destino após a jornada da vida depende inteiramente de nossa fé em Jesus Cristo. Não é sobre as boas obras que fazemos ou as riquezas que acumulamos, mas sobre o relacionamento que temos com Deus através de Cristo.

Ø  João 14:6 registra a declaração de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim"

Ø  "O destino da sua eternidade depende da escolha que você faz hoje."

Ø  Imagine agora um viajante que se aproxima de uma bifurcação em uma estrada e precisa escolher qual caminho tomar. Um leva a um destino de descanso e paz, um oásis maravilhoso, com uma hospedagem maravilhosa onde ele terá tudo do bom e do melhor. E o outro leva ao desespero e solidão de um deserto escaldante e árido. Assim é nossa jornada espiritual. A decisão de onde passaremos a eternidade é feita em vida, e Cristo é o único caminho que leva à vida eterna.

Ø  SE você já entregou a sua vida a Cristo, viva com a confiança de que a vida eterna com Deus é certa. Mas se você ainda não entregou sua vida a Cristo, hoje é o dia. A sua eternidade depende dessa entrega.

 

Conclusão:

 

Ø  Desde o ventre de nossa mãe, já estamos vivendo e também caminhando para o fim da nossa jornada terrena.

Ø  A vida é um presente de Deus, mas também é uma preparação para a eternidade.

Ø  A grande questão que todos nós devemos responder é: o que nos aguarda após essa jornada?

Ø  A Bíblia nos ensina que, através de Cristo, podemos ter a certeza da vida eterna. A escolha está diante de nós.

 

Então,

 

Ø  Viva com propósito: Entenda que sua vida é um presente de Deus, e cada dia deve ser vivido para a glória dEle.

Ø  Prepare-se para a eternidade: Não adie a decisão de seguir a Cristo. Sua eternidade depende dessa escolha.

Ø  Compartilhe a verdade: Se você já é um seguidor de Cristo, compartilhe essa mensagem com outros. Muitas pessoas ainda precisam saber o que as aguarda após a jornada da vida.

 

Apelo Final:

 

Ø  Se você ainda não fez sua escolha por Cristo, hoje é o momento. A vida é curta, e a eternidade é certa. Aceite Jesus como seu Salvador e tenha a certeza de que, após a jornada da vida, você encontrará descanso eterno na presença de Deus.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

PIB Muqui – setembro de 2024

 

Para esse sermão fiz uso de algumas pesquisas virtuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A língua que constrói pontes

  A Língua que Constrói Pontes Em uma manhã comum, Clara caminhava pela praça da cidade, refletindo sobre as palavras que dissera nos últi...