domingo, 2 de julho de 2023

Está Cada Vez Mais Claro

 

ESTÁ CADA VEZ MAIS CLARO

Ø  É interessante como algumas passagens das Escrituras vão ganhando clareza com o passar do tempo, isto é: vão alcançando o nosso entendimento. E nos últimos tempos isso tem acontecido com uma velocidade assustadora.

01) Nunca esteve para mim tão claro quanto agora, Mateus 7.13-14: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”

E por que isso hoje está mais claro? É porque a porta larga tem se feito cada vez mais larga e o caminho espaçoso tem estado cada vez mais espaçoso, e daí eu começo a entender melhor, a ter uma maior percepção de o quanto é estreita a porta e o quanto é apertado o caminho que conduz à vida eterna. E também começo a ver melhor que realmente são muitos, muitíssimos, os que optam por entrar pela porta larga e caminhar pelo caminho espaçoso. E pior: tem muitos no caminho largo achando que estão no estreito; muitos indo pro inferno achando que estão indo para o céu. Em Muqui tem muitos. Conheço alguns. Conheço uma pessoa que pensa que está tudo bem, que o céu será seu lar na eternidade, porque tem uma religiosidade básica e se identifica com um lugar, outro lugar e outro lugar... “Curte” a vida no carnaval, nas festas profanas, mas fala como quem tem a maior fé, vai em igrejas, venera os santos, mas também se identifica com os evangélicos... um verdadeiro sincretismo... e está tudo bem! Pensa que está indo pra o céu assim.

02) Nunca esteve para mim tão claro quanto agora, Mateus 7.22-23: “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.

“Como assim?” – eu me perguntava a alguns anos atrás, cerca de 40 anos. Como Jesus dirá “não vos conheço”, “apartai-vos de mim”, “praticais a iniquidade”, a ESSAS pessoas? São pessoas que estão na igreja e fazendo coisas extraordinárias. Mas hoje já sabemos que muitas dessas pessoas extraordinárias e que supostamente fazem coisas extraordinárias são pessoas extraordinariamente corruptas e abusam da credulidade das pessoas em benefício próprio. Isso dentre outras situações.

03) Nunca esteve para mim tão claro quanto agora, Mateus 24.37-39: “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,  e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.”

Prestemos bastante atenção nessa palavra de Jesus. Ela está se cumprindo diante de nossos olhos; as pessoas estão exatamente assim, “ensimesmadas”, preocupadas apenas consigo mesmas, em busca apenas de suas próprias coisas, suas próprias conquistas; estão “comendo, bebendo, casando-se e dando-se em casamento.

Interessantemente, até na igreja vemos isso acontecendo. Enquanto escrevo isso, ouço um grupo de pessoas numa sala conversando sobre como era a igreja antes, a algum tempo atrás, e como é agora. Antes, muita gente interessada nas “coisas de Deus”, inclusive através da igreja. A EBD era forte, União de Treinamento forte, Adolescentes, Embaixadores do Rei, Mensageiras do Rei... Era uma festa os finais de semana na igreja; era gente chegando de todo lado. Hoje... dá tristeza de ver, com algumas exceções... A igreja tem muitos membros, mas nós, estes membros, estamos muito ocupados conosco mesmos. E não percebemos! Como eles lá do passado, nos dias de Noé, não perceberam até ao dia em que Noé entrou na arca e veio o dilúvio e aí já era tarde demais, nós também não estamos percebendo. Até quando? Até que Jesus volte, a igreja seja arrebatada e já seja tarde demais para nós?

04) Nunca esteve para mim tão claro quanto agora, Mateus 25.1-13: “Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.”

Tem gente vivendo como “gente louca”. O “louco” mais “louco” é o que se permite viver “despreparado”, “sem azeite na lâmpada”. É o mais louco porque se arrisca a “ficar de fora” vivendo assim. Mesmo sabendo que a vinda do Filho do Homem pode acontecer a qualquer instante, não vigia, não se prepara.

Ø  Nunca para mim antes estiveram tão claras essas passagens bíblicas. E elas vêm ganhando cada vez mais clareza à medida que vamos nos aproximando do fim.

Ø  Mas também é dito em Atos 2, referindo-se a uma profecia de Joel, que “nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;  e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão”

É a descrição de um avivamento; um avivamento acontecendo bem em meio à apostasia cada vez mais crescente, andando “lado a lado”.

De qual grupo você quer fazer parte? Dos que estão apostatando na fé ou dos que estão sendo avivados?

Pense nisso!

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

PIB Muqui - 26/06/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

101 anos!

  101 ANOS! Parabéns, Primeira Igreja Batista em Muqui, pelos seus 101 anos! O sol nasce por entre as montanhas que cercam a cidade de M...