A FELICIDADE DOS JUSTOS E A INFELICIDADE DOS
ÍMPIOS
Salmo 01
Hoje quero pensar nesse salmo
com os irmãos usando como tema “A felicidade dos justos e a infelicidade dos
ímpios”.
Um esboço, na ordem do texto,
poderia ser:
Ø Quem
é o justo e quem é o ímpio?
Ø O
justo é bem aventurado diante de Deus.
Ø O
ímpio não é bem aventurado diante de Deus.
Ø O
Senhor “conhece”.
Meu esboço inclui todas essas
proposições, mas quero inverter a ordem só um pouquinho, fazendo da terceira a
segunda e da segunda a terceira.
O autor não é revelado no
salmo, sendo, portanto um Salmo anônimo. Se você pensava que era de Davi, como
é comum pensar sobre a autoria dos salmos, você pode estar certo, mas também
pode estar errado. Mas isso não importa tanto quanto as preciosas lições que
podemos tirar dele.
Então, comecemos a pensar pela
pergunta:
I.
QUEM
É O JUSTO E QUEM É O ÍMPIO?
Quem é o JUSTO?
Num sentido
puramente humano poderíamos
dizer que justo é aquele que “está
com a razão”, isto é, é aquele que diante de
uma causa, seja esta causa judicial ou
não, tem razão. É alguém que é honesto, respeitador, cumpridor das leis, de bom
caráter...
Mas, no sentido espiritual, bíblico, justo é aquele que está
corretamente relacionado com Deus pela fé, e, por isso, procura nos seus pensamentos, motivos e ações obedecer àquilo
que Deus, em sua Palavra ,
estabelece como modelo de vida (Dicionário Almeida).
Note bem
o que eu disse: é aquele que está “corretamente relacionado com Deus
pela fé”.
Agora vejamos alguns versículos bíblicos comprobatórios:
TITO 3.3-7: “... nós éramos, noutro tempo,
insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e
deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
Mas, quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com
os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito {isto é, não
pelo fato de sermos humanamente justos, fazedores de boas obras}, mas,
segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da
renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por
Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, sendo justificados pela sua graça,
sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”.
ROMANOS 3.22-26: “... a justiça de Deus é pela fé em Jesus Cristo [e
é] para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos
pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente
pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus , ao qual Deus propôs para
propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão
dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua
justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele
que tem fé em Jesus.”
Creio que não tem necessidade
de ser mais claro que isso. Você é “justo”, no sentido bíblico da palavra?
Diante de Deus?
Ø Sim,
se você está corretamente relacionado com Deus pela fé;
Ø Sim,
se você foi justificado por Deus, pela graça, pela redenção que há em Cristo
Jesus;
Ø Mas
não, se você está confiando em si mesmo, em seus méritos pessoais, em sua
própria justiça.
Quem é o ÍMPIO?
Corretamente poderíamos dizer
que ímpio é aquele que é insensível, cruel, desumano, ruim. Essa é uma das
definições dos dicionários para impiedoso ou impiedade.
Entretanto, os mesmos dicionários
também definem ímpio como sendo pessoa que não tem fé, incrédulo...
A palavra ímpio, na Bíblia,
tem esses dois sentidos. Veja esses versículos:
PROVÉRBIOS 5.21-23: “Porque os caminhos do homem estão perante
os olhos do SENHOR, e ele aplana todas as suas carreiras. Quanto ao ímpio, as
suas iniquidades o prenderão, e, com as cordas do seu pecado, será detido. Ele
morrerá, porque sem correção andou, e, pelo excesso da sua loucura, andará
errado”.
PROVÉRBIOS 17.23: “O ímpio tira o presente do seio para
perverter as veredas da justiça”.(RC) – Ou, num sentido mai claro: “O perverso
aceita suborno secretamente para perverter as veredas da justiça”.(RA)
PROVÉRBIOS 28.15: “Como leão bramidor e urso faminto, assim é
o ímpio que domina sobre um povo pobre”.
PROVÉRBIOS 29.2: “Quando os justos se engrandecem, o povo se
alegra, mas, quando o ímpio domina, o povo suspira”
MALAQUIAS 3.18: “Então, vereis outra vez a diferença entre o
justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.”
Biblicamente, então, ímpio não
é apenas a pessoa má, socialmente falando. Qualquer pessoa que não tenha a
qualidade de fé apresentada pela Bíblia, fé essa que faz de Jesus o seu
Salvador e Senhor, é um ímpio.
Em Lucas 13.1ss. temos um
episódio interessante. O texto não diz claramente, mas deixa implícito, e, por
inferência podemos dizer, algumas pessoas estavam conversando sobre a morte
trágica de outros e considerando-a como um castigo da parte de Deus por causa
de suas impiedades. Entretanto, o que diz Jesus? Veja o que o Mestre diz: “Cuidais vós que esses galileus foram mais
pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não...”. “E
aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que
foram mais culpados {ou devedores} do que todos quantos homens habitam em
Jerusalém? Não...”
Todos nós somos, enquanto a graça de Jesus não se
manifestar sobre nós e não nos justificar, mediante a nossa fé, ímpios, e, como
tais, separados de Deus.
Passemos à próxima proposição:
II.
O
ÍMPIO NÃO É BEM AVENTURADO DIANTE DE DEUS
Aquele que não está
corretamente relacionado com Deus pela fé, diz Deus em Sua Palavra, neste
Salmo, não é bem aventurado diante Dele. E porque não é?
Ø Porque
ele não é como o grão que será recolhido no celeiro, e, sim, como a moinha que
o vento espalha.
O Salmista
se utiliza aqui de uma figura muito conhecida. Quando o cereal, especialmente o
trigo passava pela eira, para ser limpo, ou descascado, a palha, ou moinha, que
não tinha serventia, era levada pelo vento, enquanto que os grãos dos cereais
eram guardados nos celeiros.
João
Batista, em Mateus 3.10-12, se utiliza mais ou menos da mesma figura ao falar
de Jesus como aquele que vem para segar e limpar a eira. Veja: “E também, agora, está posto o machado à
raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e
lançada no fogo. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento;
mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar
as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e
recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se
apagará.” (Mateus 3:10-12 RC)
Então, essa
é uma das razões pelas quais o ímpio, aquele que não se entrega a Deus por
intermédio de Jesus, não é bem aventurado. Você pode vê-lo muito bem “aqui e
agora”, mas a vida não se resume a “aqui e agora”; além do “aqui e agora” há um
“depois”, e mais ainda, há uma “eternidade”. Há algum tempo escrevi um pequeno
texto pensando em alguém próximo, da família. Não é crente e nem é de Muqui. O
texto vale para todos e diz assim:
ISSO PASSA
Tudo... ou quase tudo... passa
O prazer de um dia de curtição passa;
A sensação de liberdade e êxtase
proporcionado por algumas cervejas ou o uso de uma droga qualquer passa;
A saúde pode passar a qualquer momento;
A juventude passa;
A vida passa.
E quando a última coisa, a vida, passar,
você vai ao encontro de algo que não passa : A ETERNIDADE.
E da forma como você está lidando com essas
coisas que são passageiras, da forma como você está vivendo a vida, onde você
acha que vai viver a eternidade?
Moço, moça, viva com Jesus aqui, para poder
viver com ele na eternidade.
Ø Ainda
o ímpio não é bem aventurado porque ele não subsistirá no juízo e nem quando os
justos forem congregados na presença de Deus. Veja (ou imagine) a cena:
“E vi um grande trono branco e o que
estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se
achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante
do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os
mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as
suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram
os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a
morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E
aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de
fogo.” (Apocalipse 20:11-15 RC)
Isso é muito ruim, não é? É
sim, muito ruim. E, por isso mesmo eu quis dizer antes, pra não omitir, mas
também pra acalmar o seu coração com a boa notícia de que:
III.
O
JUSTO É BEM AVENTURADO DIANTE DE DEUS
Essa é uma boa notícia!
Mas preste atenção! Quero lhe
dizer logo de início: é uma boa notícia apenas para aquele que já foi ou for
justificado em Cristo, conforme já vimos hoje.
Mas, por que o justo é bem
aventurado diante de Deus?
Ø Porque
ele não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e
nem se assenta na roda dos escarnecedores. Isto é:
o Ele
não se guia pelas opiniões do ímpio; pelo menos não “toda e qualquer” opinião.
o Ele
não imita a vida prática do ímpio; pelo menos não aquelas práticas que Deus
desaprova;
o E
ele evita estar na companhia do ímpio quando este está falando ou fazendo
impiedades, coisas que desrespeitam a Deus.
Ø Porque
ele tem prazer na lei do Senhor, isto é, em toda a Palavra do Senhor. A Palavra
do Senhor é lâmpada para os seus pés e luz para os seus caminhos neste mundo de
trevas; a palavra do Senhor é para ele uma fonte de bênçãos infindas; na
Palavra do Senhor ele encontra promessas maravilhosas para ele por ele estar em
Cristo; então ele medita nela em todo tempo e procura praticá-la em seu viver
diário.
Ø E
porque, por não andar no conselho dos ímpios, não se deter no caminho dos
pecadores, não se assentar na roda dos escarnecedores e ter prazer na lei do
Senhor, ele será como uma árvore plantada junto aos ribeiros de águas, que dá
fruto na estação própria e cujas folhas não caem.
o Observe
que ele é como árvore “plantada”. Ele foi “plantado”, ele não se “autoplantou”;
não é mérito dele, é mérito de Jesus.
o Ele
é plantado junto aos ribeiros de águas – O Espírito Santo é uma fonte de águas
vivas que jorra de seu interior...
o Há
um fruto que ele produz, ou, podemos dizer, que é produzido nele, e esse fruto
é um fruto bom e viçoso, é o Fruto do Espírito: Amor, alegria, paz,
longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
o A
sua folha não murcha – o seu testemunho é sempre “viçoso”.
Ø E
também porque na “congregação dos justos” ele estará presente. Ele ouvirá: “vinde, bendito de meu Pai, possuí por herança
o reino que está preparado desde a fundação dos séculos” (Mateus 25.34). “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima,
e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.”
(Apocalipse 21:4 RC). E ele se encontrará numa cidade, a cidade celestial, onde
“nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus
e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e na sua testa
estará o seu nome. E ali não
haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o
Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.” (Apocalipse 22:3-5
RC)
Você não gostaria de ser bem
aventurado assim?
IV.
O
SENHOR CONHECE
O salmo termina dizendo que o
Senhor conhece o caminho dos justos. O caminho dos ímpios perecerá, mas o
caminho dos justos o Senhor “conhece”.
Obviamente temos que pensar no
termo “conhecer” aqui de uma forma diferente da qual normalmente nós pensamos. “Conhecer”
aqui não é simplesmente “saber qual é o caminho”, porque nesse sentido o Senhor
conhece todos os caminhos, tanto os dos justos quanto os dos ímpios.
“Conhecer” aqui traz o sentido
de “aprovar”. O Senhor conhece e aprova o seu caminho, se você já foi
justificado em Cristo e tem comportamento de justo.
Mas por que o Senhor “conhece e
aprova” esse caminho? A resposta é simples e objetiva: É porque o caminho que o
justo trilha é o caminho que “ELE” (Deus) indicou para “ele” (o justo) seguir.
Então o Senhor conhece, aprova e esse caminho tem continuidade na eternidade.
Já o caminho do ímpio... este perecerá... como o caminho do “rico” na parábola
do rico e Lázaro.
CONCLUSÃO
Eu preciso lhe perguntar, e
você precisa ser sincero com você mesmo, para o seu bem estar espiritual: Você
já é um bem aventurado diante de Deus?
Se ainda não é, pode ser, e
deveria considerar ser. Você pode ser voltando-se para Cristo, como fez o filho
pródigo da parábola contada por Jesus ao voltar para a casa de seu pai.
Se o caminho que você está
trilhando hoje o está levando ao inferno, à eterna “mal aventurança”, eu o
convido a render-se a Cristo e mudar o seu caminho para a direção do céu e da
eterna “bem aventurança”. Jesus é o caminho; ele veio buscar e salvar o que se
havia perdido; ele tem as palavras de vida eterna; nele, e somente nele, é
possível.
Pr.
Walmir Vigo Gonçalves
Fevereiro
de 2020
PIB
Muqui
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