terça-feira, 30 de julho de 2024

Alicerces da Vida Cristã

 

ALICERCES DA VIDA CRISTÃ

 

INTRODUÇÃO

 

Ø  Vivemos tempos difíceis, tempos, como escreveu o apóstolo Paulo, “... trabalhosos...”; “porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (2 Timóteo 3:1-5 RC)

Ø  Vocês viram a abertura das Olimpíadas? Eu não vi, mas tenho visto os comentários de alguns acontecimentos, e algo me chamou a atenção: pôde ser incluído na abertura uma representação da “Santa Ceia” com Drag Queens, mas não pode, sob pena de punição, um atleta esboçar qualquer gesto que seja considerado religioso. Uma atleta corre o risco de ser punida por levantar as mãos para o céu após sua apresentação.

Ø  Isso é o que vimos “agora”, mas já estamos, há muito tempo, vendo “o cerco” se fechando especialmente para o Cristianismo, e vai se fechar cada vez mais.

Ø  Mas isso não nos deveria causar admiração. Afinal, “o mundo jaz no maligno” (1 João 5.19). E também Jesus já havia nos alertado que “estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida eterna”.

Ø  Precisamos estar preparados! Precisamos ficar “de pé” sobre alguns alicerces firmes.

Ø  Apresento alguns deles, mais precisamente seis:

 

1.     O ALICERCE DA FÉ

 

Ø  Porque “pela graça sois salvos, por meio da fé” (Efésios 2.8)

Ø  Porque, como escreveu o apóstolo Pedro em 1 Pedro 1, é mediante a fé que nós somos guardados, pelo poder de Deus, para a salvação, para receber a herança incorruptível, sem mácula e que não murcha, que está reservada nos céus para nós.

Ø  Porque, como lemos em Hebreus 11, “sem fé é impossível agradar a Deus, sendo necessário que aquele que Dele se aproxima creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam”

Ø  Porque, como entendemos de 1 Tessalonicenses 5.8, a fé é a “couraça” que protege a nossa vitalidade espiritual; e de efésios 6.18, ela é o escudo com o qual podemos apagar os dardos inflamados do maligno.

 

2.     O ALICERCE DA ESPERANÇA

 

Ø  Porque a esperança, como lemos em Hebreus 6, funciona como “âncora da alma”

Ø  Porque, conforme lemos em 1 João 3, é a esperança de que seremos semelhantes a Cristo quando ele se manifestar que nos levar a purificar-nos a nós mesmos

Ø  Porque “em esperança somos salvos” (Romanos 8.24)

 

3.     O ALICERCE DO AMOR

 

Ø  Porque quando perguntaram a Jesus qual é o maior de todos os mandamentos, ele respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.  Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mateus 22:37-40 RC)

Ø  Porque “quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 João 4.8)

 

4.     O ALICERCE DA PALAVRA

 

Ø  Porque a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho nesse mundo de trevas (Salmo 119.105)

Ø  Porque, como escreveu João, “Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado...” (1 João 2:4-5 RC)

Ø  Porque “a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12 RC)

Ø  Porque Jesus disse que aquele que ouve a sua Palavra e pratica, esse está firme, com a sua “casa” construída sobre a rocha (Mates 7.24ss)

 

5.     O ALICERCE DA SANTIDADE

 

Ø  Porque sem a santificação ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14)

Ø  Porque “não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” (1 Ts 4:7 RC)

Ø  Porque, como disse o apóstolo Paulo no final de Romanos 6, a santificação é o resultado natural de quem foi liberto do pecado e feito servo de Deus.

 

6.     O ALICERCE DA PERSEVERANÇA

 

Ø  Porque somente aquele que persevera até o fim é salvo

Ø  Porque a vida eterna Deus dará aos que, “com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção” (Romanos 2.7)

 

CONCLUSÃO

 

Ø  Então, estão aí alguns “alicerces” sobre os quais firmarmos os nossos pés nesses tempos difíceis e que vão piorar ainda mais.

Ø  E, para encerrar, mais dois textos da Palavra de Deus:

 

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (1 Pedro 5:8-9 RC)

 

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Efésios 6:13 RC)

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

PIB Muqui – julho de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura devocional para domingo, 29 de setembro de 2024

  LEITURA DEVOCIONAL DA MANHÃ DE DOMINGO 29 DE SETEMBRO DE 2024   Prezados e amados irmãos,   Hoje a leitura devocional do culto mat...