segunda-feira, 20 de maio de 2024

O Time de Jesus

 

O TIME DE JESUS

 

Ø  Boa noite a todos.

Ø  Muito obrigado por terem vindo na festinha do André, pra comemorar seus 10 anos.

Ø  Como está bem evidente, o tema é futebol.

Ø  Quase todos os meninos, e algumas meninas, pequenos e grandes, gostam de futebol.

Ø  Pelo menos no Brasil é assim.

Ø  Alguns há que são até torcedores “apaixonados”, e alguns até “exagerados” em sua torcida, não é mesmo?

Ø  Mas hoje estamos aqui todos juntos, numa torcida só: flamenguistas, vascaínos, botafoguenses, palmeirenses... Quem mais???

Ø  Hoje somos uma espécie de personificação do que podemos chamar de “o time de Jesus”.

Ø  Ora, sabemos que Jesus não tem um time de futebol; não torce pro Flamengo ou pro Vasco ou pro Corínthians... Às vezes até brincamos, dizendo que ele manda a gente torcer para o Santos, já que está escrito “sede santos...”, mas é só brincadeira.

Ø  No entanto, nada impede que pensemos assim, a título de reflexão, que somos “o time de Jesus”.

Ø  E aí eu escrevi aqui alguns pontos de reflexão pra gente pensar um pouquinho. Vamos a eles:

 

01)  No time de Jesus tem lugar pra pessoas de todos os times; ninguém que queira entrar é rejeitado.

 

Ø  É assim que aprendemos na bíblia.

Ø  João 3.16 diz que Deus ama a todos, do mundo inteiro, e enviou Seu Filho Jesus para salvar e tornar parte do time dele TODO aquele que crer, todo aquele que quiser. Diz assim: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho Unigênito para que TODO aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”

Ø  Antigamente havia uma separação entre judeus e gentios, isto é, entre os da nação de Israel e os de todas as outras nações. Mas depois que Jesus veio, veja o que aconteceu; é Paulo quem diz quando escreve aos Efésios, no capítulo 2: ele desfez a parede da separação que estava no meio; ele desfez a inimizade; ele, pela cruz, reconciliou todos com Deus em um corpo, matando, com a cruz, a inimizade.

Ø  E daí lemos em apocalipse que com Deus na eternidade estarão pessoas de todas as tribos, raças, línguas e nações – usando nossa “linguagem” aqui: pessoas de todos os “times”.

Ø  Então, no time de Jesus tem lugar pra todos; ninguém que queira entrar é rejeitado. Jesus não vai perguntar se você é flamenguista, vascaíno, corintiano, palmeirense, brasileiro, argentino, paraguaio, israelense, palestino, árabe, alemão, italiano... Não! Creu em Jesus, quer entrar, pode entrar. Tem lugar pra todos.

 

02)  No time de Jesus se entra pela fé.

 

Ø  Pra entrar no time de Jesus não é necessário ser o “melhor jogador”. Não é assim que se entra; não é fazendo um teste pra ver se é bom que se entra. Não! No time de Jesus se entra pela fé nele; por crer nele.

Ø  Veja: em João 1, versículos 11 e 12, está escrito que Jesus veio, primariamente, para “os seus”, isto é, para o “seu povo”, os judeus; mas eles não o receberam. Claro que alguns o receberam, mas a maioria não, a nação de Israel não. E daí o texto de João continua dizendo: “mas a todos quantos o receberam, a estes ele deu o poder de serem feitos filhos de Deus”; quer dizer: entraram na família (são filhos), entraram no “time”. Mas, o texto continua, dizendo quem são estes; quem são? São “os que creram no seu nome”.

Ø  Lá numa cidade chamada Filipos, numa certa ocasião, quando Paulo e Silas estavam presos lá, por causa da pregação do evangelho, o carcereiro quis “entrar no time”, e perguntou a Paulo e Silas como ele fazia pra entrar, e Paulo respondeu: “crê no Senhor Jesus”.

Ø  Então, é assim que se entra: pela fé! Crendo em Jesus.

 

03) No time de Jesus o técnico é Jesus – quem manda é ele.

 

Ø  A bíblia tem uma maneira simbólica de dizer isso, falando do “time” como sendo um corpo (lembrando que time aqui é uma forma simbólica de falar do povo de Deus)

Ø  O corpo somos todos nós que cremos e entramos pro time, e nesse corpo Jesus é a cabeça. Veja:

 

“E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo...” (Efésios 1:22-23 RC)

 

“E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja...” (Colossenses 1:17-18 RC)

 

Ø  E no corpo qual é a parte que “manda”, que “dirige”, que “dá as ordens”?

Ø  Ora, é a cabeça; o cérebro, não é mesmo?

Ø  Então, se na igreja, no “time” de Jesus, a cabeça é ele, então ele é quem manda.

Ø  E ele já deixou todas as ordens, todas as instruções escritas pra gente fazer. Onde estão? Na bíblia!

Ø  Bem, às vezes a gente desobedece um pouco, ou até muito, mas as instruções estão aí.

 

04)  O time de Jesus às vezes parece derrotado, mas, na verdade, ele é sempre vencedor.

 

Ø  Veja: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.  Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!” (Romanos 8:37-39 RC)

Ø  Paulo está falando aí sobre lutas, dificuldades. Mas, em todas essas coisas, em todas essas lutas, somos mais do que vencedores, porque a vitória consiste em permanecer no amor de Deus que está em Cristo Jesus, e desse amor nada e nem ninguém pode nos separar. Então, somos sempre vencedores.

 

Concluindo

 

Ø  Então, concluindo, agradeço mais uma vez sua presença, e digo: seja você flamenguista, palmeirense, vascaíno, botafoguense ou de qualquer outro time, há lugar pra você no time de Jesus. E não é só pra torcer, é pra jogar. É só crer em Jesus, lembrando-se que o técnico é ele, e que tem que obedecê-lo.

Ø  Você será parte do time que será o grande vencedor no jogo da vida.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura devocional para domingo, 29 de setembro de 2024

  LEITURA DEVOCIONAL DA MANHÃ DE DOMINGO 29 DE SETEMBRO DE 2024   Prezados e amados irmãos,   Hoje a leitura devocional do culto mat...