quarta-feira, 15 de maio de 2024

Imitar a Deus

 

IMITAR A DEUS

 

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5.1)

 

Ø  Imitadores de quem?

o   De Paulo? Certamente que Paulo é alguém digno de ser imitado. Podemos tê-lo como exemplo e imitá-lo, porquanto, como ele mesmo disse, ele era um imitador de Cristo: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” – 1 Coríntios 11.1. Mas o padrão de Deus é mais elevado.

o   De Pedro, que apesar de ter sido um discípulo impulsivo, tornou-se um grande apóstolo cheio de fé, ousadia e amor por Jesus? Pode ser. É um bom exemplo. Mas o padrão de Deus é mais elevado.

o   De Timóteo, o jovem da “fé não fingida”? Também podemos imitá-lo; é também um bom exemplo. Mas o padrão de Deus é mais elevado.

o   Lutero, o corajoso reformador?

o   George Mueller, o homem de grande fé?

o   O crente chinês “Irmão Yun”, o “homem que veio do céu”? (Tem que ler o livro pra saber porque ele é assim chamado)

o   Calvino? John Wesley? Algum dos mártires?

Ø  Há muitos que podemos tomar como exemplos, dignos de serem imitados. Mas o padrão de Deus é mais elevado. Ele quer que sejamos SEUS imitadores. Esses homens e outros que citamos como exemplos foram imitadores de Deus, e, por isso mesmo eu disse que eles podem ser imitados, porque imitando-os estaremos imitando a Deus, porquanto eles assim o fizeram. Mas o padrão de Deus é Ele mesmo.

Ø  Ser cristão não é somente ser salvo da condenação eterna no inferno; e também não é ser apenas um receptor das bênçãos divinas. O verdadeiro cristão, além de ser salvo e de ser um receptor das bênçãos divinas, é alguém que vive uma vida coerente com aquilo que afirma ser. É alguém que se despe do velho homem e se reveste do novo que, “segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”, ou, se preferir essa outra tradução: “revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (NVI)

Ø  Ouça bem o que diz a Palavra: “Sede imitadores de Deus, como filhos amados”. “Revistam-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade”.

Ø  E, então:

o   Deixe a mentira e fale a verdade (viva a verdade, viva uma vida cristã verdadeira);

o   Pode irar. Quem não se ira? Todos nós, uma hora ou outra, nos iramos com alguém. Mas não deixe que essa ira se transforme em pecado; controle-a; use o domínio próprio que o Espírito de Deus produz em você;

o   Não deis lugar ao diabo – não deixe ele sentar ao seu lado e conseguir falar ao seu ouvido quando você estiver irado com alguém; não deixe ele sentar ao seu lado quando você estiver na frente de alguma tela, especialmente a tela do celular ou computador; não deixe, em hipótese alguma, ele ficar do seu lado e sussurrar ao seu ouvido, direcionar os seus olhos, influenciar os seus pensamentos... tentando faze-lo pecar. Repreenda-o em nome de Jesus. Não dê lugar pra ele;

o   Não furte;

o   Use a língua para falar o que edifica – palavra “torpe” deve sair do nosso vocabulário;

o   Não se comporte de forma ofensiva ao Espírito Santo que habita em você;

o   Mantenha longe de você: amargura, cólera, ira (a ira pecaminosa, como já disse), gritaria, blasfêmia, malícia, e seja benigno, compassivo, perdoador. Eugene Peterson traduziu assim essa parte que compreende os versos 31 e 32 do capítulo 4: Nada de conversa profana, difamadora e nociva. Sejam gentis e sensíveis ao próximo. Perdoem-se uns aos outros assim como Deus em Cristo os perdoou — perdão total e incondicional”

o   Ande em amor;

o   Evite os pecados sexuais, a impureza, a avareza – “que essas coisas nem se nomeiem entre vós” – não brinquem com essas coisas. E Paulo continua alistando uma série de coisas que vou continuar falando aqui, mas usando a paráfrase “A Mensagem”, de Eugene Peterson:

 

Observem bem o que Deus faz, e façam o mesmo! Ajam como filhos que aprendem com os pais. E o que Deus faz é principalmente amar vocês. Aprendam com ele a vida de amor. Observem como Cristo nos amou. Seu amor não foi contido. Foi extravagante! Ele não amou para receber algo em troca, mas para nos dar tudo de si. Então, queridos, amem da mesma maneira.

 

Não permitam que o amor se transforme em paixão carnal! Vocês podem cair na ladeira escorregadia da promiscuidade, da perversão ou da cobiça desenfreada.

 

Ainda que alguns gostem de uma fofoca, os seguidores de Jesus devem usar a língua para o melhor. Nada de falar besteira e baixaria. Isso não condiz com o estilo de vida de vocês. Ação de graças sempre deve ser a marca da nossa linguagem.

 

Usar as pessoas, a religião ou qualquer outra coisa apenas para levar vantagem — que também é um tipo de idolatria — não levará vocês a nada, muito menos a um lugar próximo do Reino de Deus e de Cristo. Não se deixem levar por esse papo de religiosidade. Deus não fica satisfeito com pessoas que transpiram religião, mas não querem nada com ele. Não sejam nem mesmo amigos de pessoas assim.

 

Antigamente, vocês tateavam na escuridão, mas hoje a situação é outra. Vocês estão em espaço aberto agora. A brilhante luz de Cristo ilumina o caminho. Por isso, nada de ficar tropeçando por aí. Fiquem firmes! Procurem o que é bom, certo, verdadeiro — isso, sim, condiz com a luz clara do dia. Descubram o que agrada a Cristo e comecem a praticar.

 

Não desperdicem tempo em trabalho inútil, que para nada serve. É caminhar na escuridão. Ao contrário, denunciem a baixeza dessas coisas. É uma vergonha passar a vida fazendo tudo escondido, com medo que alguém descubra. Deixem que toda essa escuridão repugnante enfrente a luz e descubram como serão atraentes à luz de Cristo. Acordem! Ressuscitem para a nova vida, E Cristo mostrará a luz para vocês! Portanto, olhem por onde andam. Usem a cabeça. Aproveitem ao máximo cada oportunidade. Vivemos tempos difíceis! Não se descuidem. Tentem entender o que o Senhor quer de vocês. Não busquem alegria, se embriagando com vinho. Isso acaba em libertinagem e imoralidade. Ao contrário, bebam do Espírito de Deus, à vontade. Cantem hinos, não músicas de boteco! Cantem música que brota do coração para Cristo. Cantem louvores por tudo, pois de qualquer situação pode surgir um tema para uma canção a Deus, o Pai, em nome do Senhor Jesus Cristo.

 

Ø  Meus irmãos, como é fácil nos desviarmos para o caminho da imitação do mundo; mas a Palavra de Deus nos fala hoje para imitarmos A DEUS, o nosso PAI CELESTIAL – “Sede imitadores DE DEUS, como FILHOS amados”. O filho deve imitar o pai, e não os amigos do pai, e muito menos os inimigos do pai.

Ø  Deu nos abençoe a todos, amém!

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

PIB Muqui – maio de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura devocional para domingo, 29 de setembro de 2024

  LEITURA DEVOCIONAL DA MANHÃ DE DOMINGO 29 DE SETEMBRO DE 2024   Prezados e amados irmãos,   Hoje a leitura devocional do culto mat...