É DIFÍCIL, MAS
NECESSÁRIO SE SOMOS DISCÍPULOS DE CRISTO
EVANGELIZAR
A evangelização é o coração da missão da Igreja. O próprio Cristo declarou: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15)
Evangelizar não é apenas uma tarefa opcional ou um chamado específico para “alguns mais vocacionados” – é o chamado de todos os servos de Deus.
Contudo, evangelizar é difícil. Não é algo que flui naturalmente, mesmo entre crentes fiéis. Envolve enfrentar medos, rejeição, desconforto e sair da nossa zona de segurança. Mas, se somos servos de Deus, discípulos de Cristo, não temos alternativa: é difícil, mas é necessário.
Então, convido-os a refletirem brevemente comigo em três perguntas: 1) Por que é difícil evangelizar? 2) Por que, mesmo sendo difícil, é necessário evangelizar? 3) Como superar as dificuldades para evangelizar?
Vamos à primeira pergunta:
1. POR QUE É DIFÍCIL EVANGELIZAR?
Eis algumas das respostas possíveis à essa questão:
a) Por medo do julgamento ou rejeição
Evangelizar implica em se expor. As pessoas podem zombar, recusar, se afastar. E ninguém gosta de assim ser rejeitado. E esse medo paralisa, especialmente entre amigos e familiares.
b) Por vergonha ou timidez
Nem todos são naturalmente comunicativos. Alguns se sentem desconfortáveis, inseguros, têm medo de falar algo errado ou não saber responder uma pergunta difícil.
c) Por falta de preparo
Muitos acham que evangelizar exige um profundo conhecimento bíblico, capacidade teológica ou grande experiência. E por se sentirem incapazes, desistem. Mas, apesar de ser uma frase de efeito, é verdade que “Deus não escolhe capacitados, mas capacita os escolhidos”
d) Por acomodação ou indiferença
A vida cristã, para muitos, se resume a ir à igreja, ouvir a Palavra e viver sua fé no particular. A evangelização parece um “extra”, algo apenas para os mais engajados.
e) Por resistência espiritual
Evangelizar é uma batalha. O inimigo odeia quando levamos a luz a quem está em trevas. Há oposição, distrações, obstáculos. Evangelização verdadeira só acontece com oração e dependência do Espírito.
Então, esses são alguns dos possíveis motivos que tornam difícil para muitos evangelizar. Porém, é necessário, e esse é o assunto da próxima pergunta:
2. POR QUE, MESMO SENDO DIFÍCIL, EVANGELIZAR É NECESSÁRIO?
Novamente, ofereço algumas poucas das possíveis respostas a essa questão:
a) Porque fomos comissionados por Jesus
A ordem do Mestre é clara: "Ide" (Mateus 28:19). Não é um convite, é uma missão. Obedecer é amar a Cristo. “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” (João 14:15)
b) Porque o mundo está perdido
Sem o evangelho, as pessoas caminham para a eternidade sem Deus. O evangelho é a única esperança real para a salvação.
“Como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10:14)
"O evangelho chegou até você porque alguém não se calou. Agora é sua vez de falar."
c) Porque é sinal de maturidade espiritual
Um cristão que cresce espiritualmente, inevitavelmente deseja compartilhar a fé. Evangelizar é um fruto natural da gratidão e do amor por Cristo.
d) Porque é o meio pelo qual Deus salva
Deus escolheu usar pessoas comuns para anunciar a salvação. Nossa boca pode ser instrumento de vida eterna para alguém!
“Aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.” (1 Coríntios 1:21)
E então chegamos à terceira questão:
3. COMO SUPERAR AS DIFICULDADES PARA EVANGELIZAR?
Eis algumas respostas possíveis:
a) Ore por ousadia e oportunidades
Mesmo os apóstolos pediram coragem para anunciar o evangelho com intrepidez: “Concede aos teus servos que falem com toda ousadia a tua palavra.” (Atos 4:29). Então, ore por ousadia. Ore por pessoas específicas. Peça a Deus para abrir portas.
b) Evangelize com sua vida e com palavras
As atitudes falam alto. Viver com integridade, amor e compaixão já é um grande testemunho. Mas não devemos parar aí – é preciso abrir a boca também.
c) Seja simples e direto
Você não precisa pregar um sermão ou saber responder tudo. Conte sua história. Diga o que Jesus fez na sua vida. Mostre o amor de Deus. O endemoniado gadareno, depois de liberto, queria seguir Jesus, mas Ele disse: “Volta para tua casa e conta quão grandes coisas Deus te fez.” (Lucas 8:39)
d) Evangelize com outros
Ir em duplas ou em grupo dá mais coragem, encorajamento mútuo e proteção espiritual. A igreja deve ser um povo evangelizador – juntos!
e) Aproveite as oportunidades cotidianas
Na fila do banco, no ônibus, com o vizinho, na internet... oportunidades surgem o tempo todo. Esteja sensível. Uma conversa simples pode ser a semente de salvação.
f) Tenha materiais em mãos
Distribua folhetos, envie versículos, compartilhe mensagens. Pequenos gestos podem ter grande impacto. "Nem todos podem pregar para multidões, mas todos podem alcançar alguém."
CONCLUINDO...
Evangelizar é difícil, sim. Envolve sair do conforto, enfrentar nossos medos e superar obstáculos. Mas é necessário – é parte essencial da identidade de um servo de Deus. Não fomos salvos apenas para ir ao céu, sozinhos, mas para levar outros com a gente!
“Ai de mim se não anunciar o evangelho!” (1 Coríntios 9:16)
Se cada servo de Deus decidir evangelizar – mesmo que com dificuldade, mesmo que com limitações – veremos vidas transformadas, famílias restauradas, e o Reino de Deus se expandindo!
Você pode não ter o dom da pregação, mas tem o
Espírito Santo. Pode não conhecer muito da Bíblia, mas conhece Jesus. Pode não
saber como começar, mas pode dar o primeiro passo. Hoje Deus te chama:
Evangelize. Com lágrimas, com coragem, com simplicidade – mas evangelize.
Porque é difícil, mas é necessário.
Passando por Muqui, visite a Primeira Igreja Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário