50 citações de Tim Keller (1950–2023)
Por: Matt
Smethurst. © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org.
Traduzido com permissão. Fonte: 50 Quotes from Tim Keller
(1950–2023) Traduzido por Lara Sayuri. Revisão e Edição por Vinicius Lima.
“Tudo o que a morte pode fazer agora aos cristãos é
tornar suas vidas infinitamente melhores.”
“A base central da segurança cristã não é o quanto nosso
coração está voltado para Deus, mas o quão inabalavelmente seu coração está
voltado para nós.”
“Se Jesus ressuscitou dos mortos, então você tem que
aceitar tudo o que ele disse. Se não o fez, então por que se preocupar com
o que ele disse? A questão na qual tudo depende não é se você gosta do
ensino dele, mas se ele ressuscitou dos mortos”.
“Descreva o Deus que você rejeitou. Descreva o Deus
em quem você não acredita. Talvez eu também não acredite nesse Deus.”
“As pessoas contemporâneas tendem a examinar a Bíblia,
procurando coisas que não podem aceitar; mas os cristãos devem reverter
isso, permitindo que a Bíblia nos examine, procurando por coisas que Deus não
pode aceitar”.
“Satanás não nos controla com marcas de presas na carne,
mas com mentiras no coração… Nossa melhor defesa na luta contra [suas]
mentiras não é a produção de encantamentos, mas repetirmos a verdade”.
“O evangelho é que sou tão pecador que Jesus teve que
morrer por mim, mas tão amado e valorizado que Jesus ficou feliz em morrer por
mim. Isso leva à profunda humildade e profunda confiança ao mesmo
tempo. Não consigo me sentir superior a ninguém e, no entanto, não tenho
nada a provar a ninguém.”
“A doutrina do pecado significa que os crentes nunca são
tão bons quanto nossa verdadeira visão de mundo deveria nos fazer. E a
doutrina da graça comum significa que os incrédulos nunca são tão falhos quanto
sua falsa visão de mundo deveria torná-los”.
“Somente se o seu deus puder ultrajá-lo e desafiá-lo,
você saberá que adora o Deus real e não uma invenção da sua imaginação… Se
o seu deus nunca discorda de você, você pode estar apenas adorando uma versão
idealizada de si mesmo.”
“A glória de Deus está disponível para você na igreja de
uma forma que não está disponível para você em nenhum outro lugar… Não há
meio de discipulado mais importante do que o envolvimento profundo na vida da
igreja”.
“Você não se apaixona. Você se compromete com
isso. O amor diz: ‘Eu estarei lá, não importa o que aconteça.’”
“Dizer ‘eu sei que Deus me perdoa, mas não consigo me
perdoar’ significa que você falhou com um ídolo cuja aprovação é mais
importante do que a de Deus.”
“Se você fizer do trabalho sua identidade e for bem-sucedido,
isso vai subir à sua cabeça. Se você falhar, isso irá para o seu coração.”
“Ser amado, mas não conhecido, é superficial. Ser
conhecido, mas não amado, é o nosso pesadelo. Só Jesus nos conhece até o
fundo e nos ama até o céu”.
“A única pessoa que ousa acordar um rei às 3h para tomar
um copo d’água é uma criança. Nós temos esse tipo de acesso.”
“Tolerância não é não ter crenças. É sobre como suas
crenças o levam a tratar as pessoas que discordam de você.”
“A religião tradicional diz: ‘Eu dou a Deus um bom
registro moral, então ele tem que me abençoar.’ O evangelho diz: ‘Deus me
dá um bom histórico moral por meio de Cristo, então quero abençoá-lo’… A
religião diz: ‘Se eu obedecer, então Deus me amará e me aceitará.’ O
evangelho diz: ‘Deus me ama e me aceita, por isso quero obedecer’”.
“O evangelho diz que você é simultaneamente mais pecador
e imperfeito do que jamais ousou acreditar, mas mais amado e aceito do que
jamais ousou esperar.”
“Se você está caindo de um penhasco, a fé forte em um
galho fraco é fatalmente inferior à fé fraca em um galho forte. A salvação
não se baseia definitivamente na força de sua fé, mas no objeto de sua fé”.
“A tentação para aqueles que sofrem é supor que, porque
não podemos pensar em nenhum bom propósito que Deus possa ter para o nosso
sofrimento, não pode haver nenhum.”
“Existem as coisas boas deste mundo, as coisas difíceis
deste mundo e as melhores coisas deste mundo — o amor, a glória, a santidade e
a beleza de Deus. O ensinamento da Bíblia é que o caminho para as melhores
coisas não passa pelas coisas boas, mas geralmente pelas coisas
difíceis… Não há mensagem mais contrária à forma como o mundo entende a
vida ou mais subversiva aos seus valores.”
“A ética sexual cristã foi entendida pelos apóstolos como
uma parte inegociável da ortodoxia, uma das crenças centrais do
cristianismo. O que os cristãos ensinavam e praticavam sobre a sexualidade
era uma implicação necessária do evangelho e da ressurreição, assim como o
cuidado com os pobres e a igualdade das raças. Isso torna impossível
argumentar, como muitos tentam fazer, que o que a Bíblia diz sobre cuidar dos
pobres está certo, mas o que ela diz sobre sexo está fora de moda e deve ser
descartado.”
“Sexo fora do casamento se torna um produto que
consumimos se encontrarmos alguém atraente o suficiente em qualidade e baixo o
suficiente em preço. Se a qualidade cair ou o custo subir, podemos ir
embora, porque não há aliança. Mas se o sexo vem apenas com a autodoação
radical e o compromisso de toda a vida do casamento, isso tira o sexo do
mercado, por assim dizer, e o torna inestimável.
“Quando Jesus Cristo estava no jardim do Getsêmani e a
escuridão final estava caindo sobre ele e ele sabia que estava chegando, ele
não abandonou você; ele morreu por você. Se Jesus Cristo não abandonou
você em Sua escuridão, a escuridão final, por que ele o abandonaria agora,
na sua?
“Apenas uma compreensão do que Jesus fez na cruz – a
doutrina da expiação substitutiva – pode evitar distorções
espirituais… Somente essa doutrina nos impede de pensar que Deus é
principalmente santo com algum amor ou principalmente amoroso com alguma
santidade – mas, em vez disso, [ele] é santo e amoroso igualmente, de forma
interdependente. Somente essa visão de Deus transforma os mimados ou
negligenciados em saudáveis e amados”.
“A estrutura secular … nada tem a dar à consciência
ferida para curá-la. Não tem nada a dizer ao eu que se sente indigno de
amor e perdão. Qualquer um que tenha visto a profundidade de seu pecado e
do que é capaz nunca será abrandado pelo brometo de ‘Seja bom consigo mesmo –
você merece isso’”.
“O verdadeiro arrependimento começa onde a passada de
pano (‘Nada realmente aconteceu’), a transferência de culpa (‘Não foi realmente
minha culpa’), a autopiedade (‘Sinto muito pelo que isso me custou’) e a autoflagelação
(“Vou me sentir tão mal que ninguém vai poder me criticar”) acabam.”
“O perdão é concedido (frequentemente, por um bom tempo)
antes de ser sentido — não sentido antes de ser concedido. É uma promessa
de não
cobrar o preço do pecado da pessoa que o feriu… É
provável que você sempre tenha pensado: ‘Bem, preciso sentir antes de
concedê-lo. Tenho que começar a sentir menos raiva antes de começar a não
os responsabilizar.’ Se você esperar para senti-lo antes de concedê-lo, nunca
o concederá; você estará em uma prisão de raiva.”
“É difícil ficar com raiva de alguém se você está orando
por eles. Também é difícil ficar com raiva a menos que você se sinta
superior, e é difícil se sentir superior se você estiver orando por eles, pois
na oração você se aproxima de Deus como um pecador perdoado”.
“A oração é a única porta de entrada para o
autoconhecimento genuíno. É também a principal maneira pela qual
experimentamos uma mudança profunda – a reordenação de nossos amores. A
oração é como Deus nos dá tantas das coisas inimagináveis que ele tem para
nós. De fato, a oração torna seguro para Deus nos dar muitas das coisas
que mais desejamos. É a maneira como conhecemos a Deus, a maneira como
finalmente tratamos Deus como Deus. A oração é simplesmente a chave
para tudo o que precisamos fazer e ser na vida.”
“Deus nos dará o que pedimos ou nos dará o que teríamos
pedido se soubéssemos tudo o que ele sabe.”
“Sabemos que Deus nos atenderá quando chamarmos porque,
em um dia terrível, ele não respondeu a Jesus quando ele o
chamou… As orações de Jesus receberam a rejeição que nós, pecadores,
merecemos, para que nossas orações pudessem ter a recepção que ele merece”.
“A misericórdia não é apenas o trabalho do
cristão. A misericórdia é a marca do cristão”.
“Um bom sermão não é como uma clava que bate na vontade,
mas como uma espada que corta o coração.”
“A pregação expositiva deve fornecer a principal dieta de
pregação para uma comunidade cristã… [É] o melhor método para exibir e
transmitir sua convicção de que toda a Bíblia é verdadeira. Essa abordagem
testifica que você acredita que todas as partes da Bíblia são a Palavra de
Deus, não apenas temas específicos e não apenas as partes com as quais você se
sente à vontade para concordar.”
“Pregar não é apenas explicar o texto, mas também usá-lo
para envolver o coração. Muitas vezes vejo pregadores dedicando tanto
tempo à primeira tarefa que colocam pouco pensamento e engenhosidade na
segunda.”
“Toda vez que você expõe um texto bíblico, você não
termina a menos que demonstre como ele nos mostra que não podemos nos salvar e
que somente Jesus pode.”
“Os comunicadores cristãos devem mostrar que lembramos
(ou pelo menos entendemos) muito bem o que é não acreditar.”
“Os valores morais humanistas do secularismo não são resultados
do raciocínio científico, mas chegaram até nós desde os tempos mais
antigos… eles têm uma história teológica. E as pessoas modernas os
sustentam somente pela fé.”
“Por meio da fé na cruz, obtemos um novo fundamento para
uma identidade que tanto nos humilha para fora de nosso egoísmo, quanto é tão
infalivelmente segura no amor, que somos capazes de abraçar, em vez de excluir,
aqueles que são diferentes.”
“[Estas são] as ofertas insuperáveis do cristianismo –
um significado que o sofrimento não pode remover, uma satisfação não baseada
nas circunstâncias; uma liberdade que não fere, mas aumenta o amor; uma
identidade que não o esmaga nem exclui os outros, uma bússola moral que não o
transforma em um opressor; e uma esperança que pode enfrentar qualquer coisa,
até mesmo a morte.”
“Se o sofrimento que Jesus suportou não o fez desistir de
nós, nada o fará.”
“Jesus é uma das poucas pessoas na história que fundou
uma grande religião mundial ou que, como Platão ou Aristóteles, definiu o curso
do pensamento e da vida humana por séculos. Jesus está naquele pequeno e
seleto grupo. Por outro lado, houve várias pessoas ao longo dos anos que
afirmaram implícita ou explicitamente serem seres divinos de outros
mundos. Muitos deles eram demagogos; muitos mais eram líderes de
seitas pequenas e independentes de verdadeiros crentes. O que há de único
em Jesus é que ele é o único membro do primeiro grupo de pessoas que também é
membro do segundo.”
“Tudo na cosmovisão hebraica militava contra a ideia de
que um ser humano poderia ser Deus. Os judeus nem sequer pronunciavam o
nome ‘Yahweh’ ou o soletravam. E, no entanto, Jesus Cristo — por sua vida,
por suas reivindicações e por sua ressurreição — convenceu seus seguidores
judeus mais próximos de que ele não era apenas um profeta dizendo-lhes como
encontrar Deus, mas o próprio Deus veio nos encontrar.”
“Quando você vem a Cristo, você deve abandonar suas
condições. Você tem que abrir mão do direito de dizer: ‘Obedeço-lhe se…’,
‘…Eu farei isso se...’ Assim que você
diz: ‘Eu o obedecerei se ‘, isso não é
obediência de forma alguma. Você está dizendo: ‘Você é meu conselheiro,
não meu Senhor. Ficarei feliz em receber suas recomendações. E posso
até fazer alguns deles. Não. Se você quer Jesus com você, você tem que
abrir mão do direito de autodeterminação. A abnegação é um ato de rebelião
contra nossa cultura moderna de autoafirmação. Mas é para isso que somos
chamados. Nada menos.”
“Quando você diz: ‘A doutrina não importa; o que
importa é que você viva uma vida boa’, isso é uma doutrina. É
chamada de doutrina da salvação por suas obras, e não pela graça”.
“É na morte que Deus diz: ‘Se eu não sou sua segurança,
então você não tem segurança, porque sou a única coisa que não pode ser tirada
de você. Eu vou segurar você em meus braços eternos. Todos os outros
braços falharão com você, mas eu nunca falharei com você. Os sais
aromáticos são muito desagradáveis, mas também são muito eficazes. Mas
enquanto você está despertando de suas ilusões, fique em paz, porque eis o que
Jesus Cristo nos oferece se pela fé o tivermos como nosso Salvador”.
“Se você quer entender seu próprio comportamento, você
deve entender que todo pecado contra Deus é baseado em uma recusa em acreditar
que Deus é mais dedicado ao nosso bem e mais consciente do que nós. Desconfiamos
de Deus porque presumimos que ele não é verdadeiramente para nós, que se lhe
dermos controle total seremos miseráveis. Adão e Eva não disseram: ‘Vamos
ser maus. Vamos arruinar nossas próprias vidas e as dos outros
também!’ Em vez disso, eles pensaram: ‘Nós só queremos ser
felizes. Mas seus comandos não parecem nos dar as coisas de que precisamos
para prosperar. Teremos que fazer as coisas com nossas próprias mãos – não
podemos confiar nele’.”
“A única tempestade que pode realmente destruir — a tempestade
da justiça divina e do julgamento do pecado e do mal — nunca cairá sobre
você. Jesus inclinou a cabeça para aquela tempestade final,
voluntariamente, por você. Ele morreu, recebendo o castigo pelo pecado que
merecemos, para que possamos ser perdoados quando confiarmos nele. Quando
você o vê fazendo isso por você, certamente não responde a todas as perguntas
que você tem sobre o seu sofrimento. Mas isso prova que, apesar de tudo,
ele ainda te ama. Porque ele foi jogado nessa tempestade por você, você
pode ter certeza de que há amor no centro dessa tempestade para você.”
“Se você fosse cem vezes pior do que é, seus pecados não
seriam páreos para a misericórdia dele.”
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