terça-feira, 25 de junho de 2024

Privilégios e responsabilidades do povo de Deus

 

PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES DO POVO DE DEUS

 

Ø  Deuteronômio 7

Ø  O povo de Deus, o povo Hebreu, ainda não havia entrado em Canaã; estava a caminho.

Ø  E, sendo povo de Deus, gozava de muitos privilégios, mas também tinha sobre si muitas responsabilidades.

Ø  O que vamos fazer hoje, a título de reflexão, olhando para Deuteronômio 7, é destacar alguns desses privilégios e também algumas dessas responsabilidades.

Ø  Obviamente o texto em questão diz respeito ao povo de Deus “lá” naquele tempo, “àquele povo de Deus” naquele contexto; mas não deixa de ter uma relação conosco o povo de Deus hoje, nesse contexto, um povo que também está a caminho de Canaã, da “Canaã Celestial”.

Ø  Vejamos:

 

1)    Privilégios:

 

Ø  O privilégio de ter sido escolhido por Deus – v. 6

o   Nós também somos povo escolhido por Deus – 1 Pedro 2.9-10

Ø  O privilégio de ser amado por Deus e por Deus resgatado da servidão – v. 7 e 8

o   Nós também somos povo amado por Deus e resgatados da servidão do pecado – Efésios 2.1-10

Ø  O privilégio de ter uma aliança com um Deus que é Fiel – v. 9

o   Nós também temos uma aliança com Deus – Hebreus 12.18-24

Ø  O privilégio de ser um povo sobremaneira abençoado por Deus – v. 12-14

o   Nós também somos sobremaneira abençoados por Deus – Efésios 1.3ss

Ø  O privilégio de poder ser protegido e guardado pelo Senhor – v. 15

o   Nós também somos protegidos e guardados por Deus – 1 Pedro 1.5; Romanos 8.31-39

Ø  O privilégio de poder contar com a Presença de Deus – v. 21

o   Nós também temos o privilégio da Presença do Senhor – Jesus prometeu estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos; somos templo do Espírito Santo – Ele está em nós.

Ø  O privilégio de ser revestido de forças vindas do Senhor – v. 24

o   Nós também somos revestidos de forças vindas do Senhor – Efésios 3.16; 6.10ss; 1 João 5.18

 

2)    Responsabilidades:

 

Ø  A responsabilidade de não se comprometer, não fazer aliança com aqueles que não servem a Deus – v. 1-4

o   Hoje nós também temos a responsabilidade de não fazer aliança, não nos conformarmos a este mundo – Romanos 12.1-2

Ø  A responsabilidade de abolir toda e qualquer idolatria – v. 5

o   Toda idolatria também é inadmissível em nosso meio hoje – a idolatria figura entre as obras da carne, acerca das quais é dito que não herdarão o reino de Deus os que vivem nessas práticas. Qualquer coisa que tome o lugar de Deus em nossa vida, isso é um ídolo.

Ø  A responsabilidade de guardar a Palavra do Senhor e dela não se desviar – v. 11 e 12

o   Nós também precisamos guardar a Palavra do Senhor – Mateus 28.20; João 14.21, 24; 1 João 2.4

Ø  A responsabilidade de não viver cobiçando as coisas mundanas – v. 25 e 26

o   As coisas que eles não deveriam cobiçar, aí no texto, eram as coisas que estavam ligadas à idolatria, que seriam “abominação dentro de casa”. Hoje temos que tomar cuidado com o desejo pelas coisas do mundo ao ponto de tê-las “em pecado” – conseguir de forma ilícita, valorizar acima do reino de Deus, etc. – 1 Timóteo 6.7-10

Ø  A responsabilidade de se comportar como o povo que é: povo de Deus – v. 5-6

o   Nós também devemos nos comportar de maneira digna do povo que somos – Efésios 4.1ss.; Colossenses 3.1-3

 

Concluindo

 

Ø  Hebreus 11.24-27

Ø  Que Deus nos abençoe e fortaleça para que assim seja conosco. Amém!

 

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

PIB Muqui, quarta-feira, 08 de maio de 2024

 

Com base no esboço 37 de Georg Brinke em “Mil Esboços Bíblicos”, 5ª. Edição, 1997, Editora Evangélica Esperança

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Levante-se e faça!

 

LEVANTE-SE E FAÇA!

 

Marcos 1.29-39

 

29) E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André, com Tiago e João.

30) E a sogra de Simão estava deitada, com febre; e logo lhe falaram dela.

31) Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão e levantou-a; e a febre a deixou, e servia-os.

32) E, tendo chegado a tarde, quando já estava se pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos e os endemoninhados.Abro um parêntese aqui: certamente ficaram sabendo do que Jesus fizera com a sogra de Simão (Pedro) e levaram pessoas para serem “tocadas” por ele. Você faria isso, se estivesse no lugar deles? Quem faria levanta a mão... Pois é, eu também faria, e certamente as pessoas aceitariam ser levadas. Afinal, vão ser curadas e libertas de algo que perturba muito! Mas e se for “só” pra ouvir o evangelho e “correr o risco” de ter a alma salva do inferno eterno? Eu estaria disposto a levar alguém? E as pessoas estariam dispostas a ir? Fecha parêntese. 

33) E toda a cidade se ajuntou à porta.

34) E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam.

35) E, levantando-se de manhã muito cedo (“alta madrugada”, na versão RA), estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.

36) E seguiram-no Simão e os que com ele estavam.

37) E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam.

38) E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue, porque para isso vim.

39) E pregava nas sinagogas deles, por toda a Galileia, e expulsava os demônios.

 

Ø  Percebe-se, pelo texto, que Jesus e seus discípulos andavam muito atarefados no ministério de libertação das pessoas.

Ø  Enfermos e endemoninhados eram trazidos “aos montes”. Marcos chega a dizer que “toda a cidade se reuniu à porta”

Ø  E Jesus demonstrou seu amor e poder curando e libertando aquelas pessoas.

Ø  Os discípulos, podemos afirmar com toda a certeza, estavam muito animados vendo aquelas manifestações de poder e o reino de Deus chegando – quem não ficaria?

Ø  Mas, também podemos afirmar com toda a certeza, eles estavam muito cansados. Eles não eram anjos, eram pessoas de carne e osso como nós.

Ø  E cansados, foram, ao final do dia, descansar, dormir.

Ø  É gostoso ir pra casa tomar um bom banho, fazer uma boa refeição e dormir depois de um dia atarefado em que você sabe que cumpriu a sua missão. É satisfatório! É prazeroso! Ainda que tenhamos que dizer, como observa Jesus em Lucas 17:10, “somos servos inúteis” por não termos feito mais do que nossa obrigação, é muito boa a sensação. Não podemos nos gloriar; fizemos o que tínhamos que fazer, nossa obrigação, mas é prazeroso.

Ø  Os discípulos deviam estar muito satisfeitos aquele dia. Cansados, mas satisfeitos.

Ø  E, certamente, os discípulos dormiram a noite toda. Como se diz: “um sono só”. Talvez tenham até sonhado com as coisas maravilhosas que presenciaram.

Ø  Mas Jesus, mesmo tendo trabalhado tanto, mesmo cansado, mesmo tendo enfrentado muitos demônios expulsando-os das pessoas, fez algo especial que Marcos registra aí para o nosso ensino e prática. Na versão ARA: “tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava” (v. 35)

Ø  Observemos algumas coisas nessa atitude de Jesus e aprendamos com elas:

 

1.     Uma decisão especial – levantou-se

 

Ø  Certamente que Jesus, fisicamente, estava cansado, exaurido. Lembre-se que ele, mesmo sendo Deus, tornou-se homem, e como homem se cansava, tinha fome, tinha sede, tinha sono...

Ø  Mas Jesus não permitiu que sua carne dominasse o seu espírito, e ele “levantou-se”. Ele tinha algo a fazer; algo muito importante para o cumprimento de sua missão; e então ele decidiu levantar-se, mesmo sendo madrugada ainda, mesmo cansado, e ir fazer o que precisava fazer.

Ø  Com isso Jesus deixa pra nós o ensinamento de que o que nós precisamos fazer nós precisamos “decidir que vamos fazer”, mesmo que nos custe algum sacrifício.

Ø  Se eu entendo que preciso estudar a Palavra de Deus (e todos precisamos), então decido que vou fazer isso; vou “levantar” e vou fazer isso – vou ter um momento pessoal em casa, mas também vou me levantar e ir pra estudar com outros irmãos. A EBD é um bom programa de estudo bíblico coletivo.

Ø  Se eu entendo que preciso orar (e quem não precisa?), então decido que vou fazer isso; vou “levantar” e vou fazer isso – vou ter um momento pessoal em casa, mas também vou me levantar e ir pra orar junto com outros irmãos. Em todos os nossos cultos, na PIB Muqui, oramos juntos, mas temos três “programas” que são especiais para isso: nosso culto intersemanal de oração (que na verdade são 3, se contarmos as congregações), nossa semana matinal de oração e nossos cafés da manhã de oração. Estar ou não nessas “reuniões de oração”, ou em algumas delas, muitas vezes é uma questão apenas de decisão.

Ø  Se eu entendo que preciso evangelizar alguém, orar com alguém, discipular alguém... então decido que vou fazer isso; vou “levantar” e vou fazer isso.

Ø  Então Jesus nos ensina que cumprir nossa missão começa com uma decisão: “vou me levantar e vou...”

 

2.     Um horário especial: alta madrugada

 

Ø  “Alta madrugada” muito provavelmente significa entre três e seis horas da manhã.

Ø  Era um horário em que dificilmente ele teria interrupções; um horário silencioso pra ele falar tranquilamente com o Pai Celestial.

Ø  Esse é, com toda certeza, um bom horário um horário especial.

Ø  Mas não podemos estabelecer isso como doutrina; não existe entre nós cristãos uma doutrina acerca do horário de orar. Ou existe?

Ø  Então, não precisa necessariamente ser “alta madrugada”, até porque “alta madrugada” não é pra todos, e nem todos se sentirão bem, mas é preciso ter um momento para estar a sós com Deus em oração. Jesus nos ensina isso aqui e em várias outras ocasiões.

Ø  Qual é o melhor momento do dia para você?

Ø  Tem gente que se disciplinou a acordar uma hora antes daquele momento em que tem que começar a se arrumar para ir trabalhar, porque quer que a primeira coisa no seu dia seja buscar a presença de Deus em oração. Uma boa prática! Uma boa decisão!

 

3.     Um lugar especial – um lugar deserto

 

Ø  O lugar especial de Jesus era um lugar deserto, onde dificilmente ele seria interrompido: devido ao horário e devido ao lugar.

Ø  É bom ter um “lugar de guerra”, que pode ser um lugar isolado fora de casa, mas pode ser um “quarto de guerra”, dentro de casa.

 

4.     Uma atividade especial – orar; falar com o Pai Celestial

 

Ø  Como é tremendo saber que Jesus, mesmo sendo Deus, sabedor de todas as coisas, poderoso, profundo conhecedor da vontade do Pai, levantou-se de madrugada e foi para um lugar deserto para orar, para ter comunhão com o Pai.

Ø  Se Jesus assim fazia, quem somos nós para nos descuidarmos quanto a isso?!

 

Conclusão

 

Ø  Somos ensinados pela Palavra de Deus hoje:

o   Escolha um lugar, um horário, levante-se e vá orar. Leve sua bíblia, pra, além de falar com Deus, ouvir Deus falar com você. Pode levar caneta e papel também, para fazer anotações.

o   E também tome a decisão de se levantar e fazer outras coisas que Deus lhe manda fazer. O texto termina com Jesus dizendo a Simão e outros que estavam com Simão: “vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim”.

Ø  Levante-se e faça!

Ø  Amém!

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

Com base em reflexão número 7 do livro TSD – Tempo a Sós Com Deus – 40 Dias de Jejum e Oração – Edison Queiroz

 

PIB Muqui – culto intersemanal de oração – 29/05/2024

Privilégios e responsabilidades do povo de Deus

  PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES DO POVO DE DEUS   Ø   Deuteronômio 7 Ø   O povo de Deus, o povo Hebreu, ainda não havia entrado em C...