SE EU
ANDAR COM DEUS PELA FÉ...
Por Pr. Walmir Vigo Gonçalves
Sermão
0118 – Abril de 2018
“Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas
que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca,
pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a
fé.” (Hebreus 11:7 RC)
Ø
Betty
Bacon escreveu um artigo bem interessante intitulado “A Morte na Boca do Povo”,
artigo esse que saiu impresso na revista Vox Scripturae de Março de 1996.
Ø
Falando
sobre as diversas formas de os povos se referirem à morte de alguém ela se
refere também às fórmulas que são encontradas na Bíblia, dentre elas a que se
repete por todo o capítulo 5 do livro de Gênesis e que diz: “(fulano) viveu (tantos) anos, e gerou a
(sicrano). Depois que gerou a (sicrano), viveu (tantos) anos, e teve filhos e
filhas. Todos os dias de (fulano) foram (tantos) anos, e teve filhos e filhas.
Todos os dias de (fulano) foram (tantos) anos, e morreu”.
Ø
Entretanto,
em meio a esses relatos, algumas surpresas surgem, mudando a fórmula, quebrando
a rotina.
Ø
Uma
dessas surpresas se refere a Enoque, nos versos 21 a 24, e a outra é
encontrada no verso 29 e consiste de uma explicação do nome de Noé.
Ø
Betty
Bacon comenta esse fato dizendo que
“fica claro que, no caso
de Noé, como no de Enoque, a mudança de estilo e de conteúdo deve-se a mais um
passo na restauração do relacionamento do homem com Deus. Quebra-se a rotina
estabelecida da história humana quando os homens “andam com Deus”, como esses
dois tinham feito”.
Ø
Enoque
andou com Deus e não viu a morte – foi trasladado.
Ø
Sobre
Noé, ainda que não esteja escrito claramente com todas as letras, está “explicitamente implícito” no texto que
ele também foi alguém que andou com Deus. Não foi trasladado como Enoque, mas
foi feito por Deus:
w O portador de uma mensagem de Deus para
os homens;
w O “salvador da raça humana”;
w O portador de uma grande promessa de
Deus e
w Um monumento da graça – conforme o texto
de Hebreus inserido no início dessa reflexão “herdeiro da justiça que é pela fé”.
Ø
Maravilha,
não?!
Ø
Isso
lhe diz alguma coisa? A mim diz.
Ø
Histórias
de homens como Enoque e Noé são para mim referenciais, e, com base também nas
Sagradas Escrituras como um todo, me dizem que se eu andar com Deus pela fé,
grandes maravilhas Ele poderá operar em mim e através de mim.
Ø
Mas
o que significa “andar com Deus pela fé”? E como posso saber se ando com Deus
pela fé? E Que tipos de maravilhas poderá Deus operar usando a mim como instrumento
se eu andar com Ele pela fé?
Ø
Vamos
pensar um pouco nisso? Então vamos lá:
v O que
significa andar com Deus pela fé?
Ø Primeiramente leiamos o que está escrito
em Hebreus 11.1: “Ora,
a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.” (RC)
Ø O texto fala de esperança (coisas que se
esperam e que ainda se não vêem), mas também fala de fé – a esperança está
fundamentada na fé que se tem em Deus, o autor das promessas.
Ø Andar com Deus pela fé é, portanto, viver
a vida neste mundo com a firme convicção de que tudo o que Ele prometeu há de
cumprir, e, portanto, sendo-lhe obedientes em tudo, em todo o Seu
direcionamento. Lembram-se do exemplo de Noé? Ele creu, e por crer passou a
agir conforme Deus lhe orientava.
Ø E o que Deus nos tem
prometido?
Ø Fala-se muito hoje em dia
que “Deus prometeu” e ele vai cumprir. E muitas, mas muitas vezes mesmo, isso
não é nada mais do que a expressão de um desejo pessoal, e esse desejo pessoal
é muitas, mas muitas vezes mesmo, acerca de algo que Deus até pode fazer mas
que Ele não prometeu realmente fazer. Se ele prometeu Ele fará, mas se não
prometeu, pode até fazer, mas não necessariamente. Eu não quero frustrar a
expectativa de ninguém, mas onde está lavrada a promessa de Deus de que você um
dia, neste mundo, vai ficar rico? Em lugar nenhum, a não ser que Deus tenha lhe
falado isso pessoalmente. Onde está escrito que essa semana vai parar um caminhão
repleto de bênçãos (materiais) na porta da sua casa e todos os seus problemas
serão resolvidos? Só no facebook, e não foi Deus quem escreveu ou mandou
escrever. Onde estava escrito que aquele velho pastor, já cego e extremamente
debilitado por uma terrível enfermidade, seria sarado, voltaria a enxergar e
teria as suas forças renovadas porque Deus tinha uma obra tremenda, maravilhosa
para realizar através dele? Só na boa vontade e nos sentimentos daquelas
pessoas que o amavam – algumas – ou que queriam de alguma forma provar a Deus –
outras. E é daí que surgem as profetadas. O pastor morreu alguns dias depois, e
já se passaram mais de 25 anos. Deus falhou? Não!!! Deus não prometeu nada
disso!
Ø Mas o que Deus nos tem prometido
então. Quais são, seguramente, as promessas de Deus para nós? São muitas e são
maravilhosíssimas, e nós as encontramos com segurança em Sua Palavra, a Bíblia
Sagrada. Há possibilidade de outras mesmo não estando na Bíblia, como disse,
mas com segurança nós as encontramos na Palavra.
Ø Vejamos apenas três
promessas:
w A promessa do retorno
triunfante de Cristo – Veja Tito 2.13, dentre outros textos: “aguardando a bem-aventurada esperança e o
aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (RC)
“... A história está avançando para um destino... não é um fio
fora da meada, nem uma coletânea qualquer de eventos isolados e sem sentido. Há
uma consumação. O cristão é um homem que considera que ele mesmo e a totalidade
da vida estão a caminho de um alvo”[1]
w A promessa da ressurreição
dentre os mortos – Em todo o Novo Testamento esta promessa está presente, mas
para citar um texto só, veja 1 Tessalonicenses 4. 13-18: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos
entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com
ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos
vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo
Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus;
e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que
ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar
o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com
estas palavras” (RC)
“O cristão é alguém que está caminhando não para a morte, mas
para a vida. Para ele a morte não é o abismo do nada ou do aniquilamento. É o
‘portão no horizonte’”[2]
w A promessa da vida eterna –
Veja, dentre outros textos, Tito 1.2 e 3.7: “em
esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos
tempos dos séculos” (Tito 1:2 RC) / “para
que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a
esperança da vida eterna.” (Tito 3:7 RC)
“No Novo Testamento a palavra ‘eterna’ ressalta não simplesmente
a duração, mas a qualidade da vida. Eterno é a palavra que descreve qualquer
coisa que é ‘própria de Deus’. A vida eterna é o tipo de vida que Deus vive. A
esperança do cristão é que um dia compartilhará da própria vida de Deus”[3] – Veja 1 Pedro 1.4
Ø Andar com Deus pela fé é,
portanto, nos alicerçarmos em Deus e andar “olhando para ele” ...
v E como posso saber se ando com Deus pela fé?
Ø Eu sei que estou andando com
Deus pela fé quando Lhe estou sendo obediente em tudo – a obediência é sinal de
fé – o que eu faço revela o que eu creio.
Ø Eu sei que eu estou andando
com Deus pela fé quando eu me comporto como crente mesmo vivendo no mundo ao
invés de me comportar como um mundano, um secularizado, que por acaso é membro
de uma igreja; e também quando busco ter com Deus um relacionamento além do
superficial, um compromisso pessoal.
Ø Lécio Dornas me chama muito
a atenção com aquilo que ele escreveu em uma parte do livro “Curando as
enfermidades da igreja”. Preste bem atenção no que estou dizendo: ele chama a
MINHA atenção; EU ME sinto repreendido pelas suas palavras; eu as aplico A MIM
em primeiro lugar. Mas talvez elas possam lhe dizer algo também, então as quero
citar. Ele escreveu:
“Uma das armas mais terríveis que o inimigo tem usado para
enfraquecer ou pelo menos diminuir o impacto da ação da igreja na sociedade é
exatamente o processo de secularização da igreja. É empreitada que tem como
propósito mundanizar a igreja, trazer o mundo para dentro da igreja e levar uma
igreja mundanizada, secularizada, para as ruas da cidade. Sem autoridade,
pobre; uma igreja cabisbaixa, sem poder, que não influencia em nada. Uma igreja
que não faz diferença, que não muda a ordem natural das coisas, uma vez que
está comprometida e vinculada, e, além disso, está comportando-se dentro
daquilo que preceitua a sociedade do mundo contemporâneo.
Outra arma... é a superficialidade de vida cristã... Há uma
tendência a um relacionamento superficial com Deus em todas as dimensões a serem
imaginadas. Crentes da superfície que se contentam com um relacionamento lúdico
(de brincadeira) com Deus... Crentes que têm sido religiosos, mas não estão
sendo cristãos. Crentes que estão adotando um estereótipo religioso, uma roupa
de religioso, algumas condutas religiosas, algumas rotinas de vida que fazem
com que sejam confundidos com cristãos devotos. É só casca de uma fachada
inócua, inoperante, absolutamente inútil e descartável. Uma espécie de fé
comprada em supermercado...
Há quem esteja fazendo muito a título de estar trabalhando para
Deus... [Mas, muitas vezes,] ... estão fazendo alguma coisa para Deus sem ter
um compromisso pessoal com o Senhor. E uma das realidades bíblicas é a verdade
que nos ensina que só posso fazer para Deus se primeiro Deus fizer em mim. Só
posso trabalhar para Deus com profundidade, se Deus trabalhar em mim com
profundidade. Tanto mais eu trabalharei para o Senhor, quanto mais eu permitir
que Ele trabalhe em mim. Tanto mais farei, produzirei e realizarei para Deus,
quanto mais Ele produzir e realizar em mim. Eu posso fazer, desde que Deus faça
em minha vida, no meu coração. Não posso apenas reproduzir gestos, imitar
comportamentos ou posturas; não posso fingir ou representar o que vivo no
dia-a-dia. Tenho que permitir que o resultado prático da minha ação no
dia-a-dia seja produto da ação de Deus na minha vida e no meu coração. Ele age
em nós e o Seu Espírito em nós opera”.
Ø Exemplos de pessoas que
andaram com Deus pela fé sendo-lhes obedientes em tudo:
w
Abraão obedeceu e tornou-se pai de uma grande nação, mesmo Sara sendo
estéril;
w
Moisés obedeceu e, dentre muito milagres fantásticos, o mar
vermelho se abriu;
w
Josué obedeceu e os muros de Jericó vieram abaixo;
w
Gideão obedeceu e, com trezentos homens venceu um exército de mais
de cem mil homens.
w
O que esses homens fizeram em obediência a Deus provou que eles
eram homens que andavam com Deus pela fé.
Ø O que eu faço em relação
àquilo que Deus me diz em Sua Palavra revela o que eu creio e se eu ando com
Deus pela fé.
v E que tipos de maravilhas Deus poderá operar usando a mim como
instrumento se eu andar com ele pela fé?
Ø
Através de seus servos no passado Deus operou muitas maravilhas.
Alguns exemplos já foram citados acima, mas outros muitos mais poderiam ser
citados, como o sol se detendo para que o exército de Israel sob o comando de
Josué vencesse a batalha, as muitas maravilhas operadas por Deus através de
Elias, Eliseu, através dos apóstolos e também através de outros servos cujos
registros não constam das Sagradas Escrituras, como George Mueller por exemplo.
A história registra que George Mueller teve mais de cinqüenta mil orações
respondidas e quando alguém lhe perguntou qual o segredo ele respondeu com
convicção:
"Houve um dia em que eu morri: morri:
morri para George Mueller. As opiniões, preferências, gostos e vontades dele
morreram para o mundo, para sua aprovação ou censura; morreu até mesmo para a
aprovação ou censura de meus irmãos e amigos, e, desde então, tenho me dedicado
somente a me mostrar 'aprovado aos olhos de Deus".
Ø Para
contar só uma das histórias desse homem de Deus:
George Müller estava em um navio no
Atlântico, em direção de Bristol. Caiu o nevoeiro, e o capitão do navio que
posteriormente contou a história estivera em seu posto por três dias, guiando
lentamente a embarcação. Deste modo, não havia a menor possibilidade de
chegarem ao destino no sábado, onde Müller tinha um compromisso. Então George
aproximou-se do capitão e o convidou para orarem juntos. O capitão seguiu
Müller para o porão do navio, e eles se ajoelharam. Müller proferiu uma simples
oração: “Querido Jesus, Tu sabes a respeito do encontro que marcaste para mim
em Bristol no sábado, assim, por favor, afasta o nevoeiro. Amém.” O capitão
estava tentando manufaturar algum tipo de oração, mas Müller o deteve. – Em
primeiro lugar, o senhor não crê que Deus possa fazer isto – disse ele – e em
segundo lugar, creio que Ele já o fez. Se o senhor retornar à ponte de comando,
perceberá que o nevoeiro se foi. O capitão saiu lá fora e descobriu que o nevoeiro
tinha realmente desaparecido e eles puderam chegar ainda no sábado em Bristol.
Ø
Como Deus poderá me usar?
a.
Deus poderá me usar para operar a maravilha de levar outros a
conhecerem e servirem a Cristo – Walter T. Conner assim se expressa:
A missão do Cristão... é pôr outras pessoas em relação de
salvação com Cristo e desenvolver nelas a vida de Cristo. Cada cristão devia
ser um evangelista, um mensageiro das boas novas. Nesse sentido todo cristão
devia ser um pregador. Esse é um impulso espontâneo da vida nova em nós – levar
qualquer outra pessoa a conhecer Cristo e gozar a grande bênção que ele dá.
Nossa missão é dar testemunho de Cristo desde Jerusalém até os confins da
terra...[4]
i. Eu poderei ser um pastor
ii. Eu poderei ser um
missionário
iii. Eu poderei ser um
evangelista
iv. Mas mesmo que eu não seja
nada disso de maneira “oficial”, posso sê-lo não oficialmente, isto é, posso
fazer a obra de Deus, posso evangelizar, testemunhar... Basta dizer ao Senhor:
“eis-me aqui, usa-me a mim”
b.
Deus poderá me usar para operar a maravilha de ajudar no
“aperfeiçoamento dos santos”, na “edificação do corpo de Cristo” – Veja Efésios
4.11-14. Disse alguém que uma de nossas tarefas como crentes já maduros é
“transformar ceifa em ceifeiros, colheita em colheitadeiras e maçã em macieiras”
– Deus é quem faz isso, mas o faz através de nós. E eu não preciso ser pastor,
diácono, líder de alguma área ou professor de Bíblia. Eu só preciso ser maduro
e me colocar à disposição de Deus.
c. Deus poderá me usar para
operar a maravilha de elevar o padrão moral da sociedade, representando e
refletindo bem a Cristo, fazendo aquilo que ele faria e deixando de fazer
aquilo que ele deixaria de fazer. A. W. Tozer alertou certa vez para uma
realidade que é tão ou mais presente hoje que na sua época:
"O cristianismo de hoje não transforma
as pessoas. Pelo contrário, está sendo transformado por elas. Não está elevando
o nível moral da sociedade; está descendo ao nível da própria sociedade...”
Mas se eu andar com Deus pela fé, comigo pode ser diferente, Deus
pode me usar para elevar o padrão da sociedade, a começar pela pequena sociedade
na qual vivo, que está ao meu redor.
d.
Deus poderá me levar a realizar um ministério poderoso de oração
e.
Deus poderá me levar a realizar um poderoso ministério de obras sociais
f.
Deus poderá me usar para orar, fazer uma “simples oração” por
alguém e esse alguém ser curado, ser liberto de espíritos malignos. Talvez
alguns dons de operar maravilhas tenham sido de exclusividade dos apóstolos
para aquele tempo, mas isso não significa que Deus não possa operar maravilhas
hoje. Ele pode! E pode usar você para isso!
Ø
E o que mais? São muitas as maravilhas! Há uma infinidade de
possibilidades! Citei apenas algumas e deixo o resto pra vocês pensarem,
lembrando, entretanto, que o mais importante é estar andando com Deus pela
fé e também lembrando de que “quem anda com o Santo tem que ser santo também”
Ø
Termino desafiando você a andar com
Deus pela fé, entregar-se completamente a Ele, ser completamente dirigido por
Ele, dizer a Ele: Senhor, eis-me aqui, usa-me, eu quero, sob Tua direção, ser
uma bênção na igreja, na sociedade, na vida das pessoas...
Pr. Walmir Vigo Gonçalves
[1] Barclay, William – Palavras Chaves do
Novo Testamento – Vida Nova. (Citar esse autor não significa aprovação de sua
teologia já que ele descria de algumas doutrinas fundamentais do cristianismo)
[2] Ibid.
[3] Ibid.
[4] Conner, Walter T. – O Evangelho da
Redenção - JUERP
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