terça-feira, 5 de agosto de 2014

JESUS VEIO BUSCAR, SALVAR E TRANSFORMAR


JESUS VEIO BUSCAR, SALVAR E TRANSFORMAR

1. Leia Lucas 19.1-10

2. Este texto relata a salvação de uma alma: a de Zaqueu.

3. A salvação de uma alma é uma das coisas mais fantásticas e mais preciosas que podem acontecer, ainda que muitas vezes a gente não se dê conta disso.

4. Creio que todos já vimos histórias, que viraram notícia, de algum policial, algum bombeiro ou alguma outra pessoa qualquer que salvou a vida de alguém. Depois os anos passam, um encontro é promovido e tudo é relembrado com muita emoção e gratidão. O sujeito virou herói; e com razão, pois afinal o que ele fez não algo de pouca importância.

5. Agora, muito mais importante que livrar pessoas de terem as suas vidas ceifadas é livrar as pessoas de permanecerem com as suas almas condenadas à perdição eterna.

6. Em Lucas 15.7 e 10 Jesus mostra que a alegria causada pela conversão de um pecador atinge proporções cósmicas:

a. “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lucas 15:7 RC)

b. “Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” (Lucas 15:10 RC)

7. Em João 6.27 Jesus mostra que a salvação é mais importante do que comida.

8. Em Lucas 10 temos a narrativa da ocasião em que Jesus enviou setenta discípulos, divididos em grupos de dois, a pregar. Quando eles voltaram, apresentaram-se muito alegres pelo motivo de que até os demônios se lhes haviam sujeitado naquela missão. Mas Jesus lhes diz: “Não vos alegreis porque se vos sujeitam os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”.

9. E aqui no nosso texto-base vemos que a razão de o “Filho do homem” ter vindo (e isso implicou em uma série de renúncias e coisas desagradáveis) foi “buscar e salvar o que se havia perdido”, e, poderíamos acrescentar, ainda que esteja implícito no ato de salvar, "ransformar". Jesus veio buscar, salvar e transformar.

10. A SUA alma já foi salva?

11. A SUA alma é importante pra Jesus.

12. Ele veio para o mundo inteiro, mas veio para você em particular.

13. Há alguns anos estive levando uma reflexão para um determinado grupo de pessoas. Nessa ocasião havia um jovem senhor, o dono da propriedade, que além de nos ceder o lugar encarregou-se do churrasco. Aquele homem já havia bebido algumas cervejas e estava bem “alegre” e falante. Sua família (esposa e filhos) eram da igreja, e, em dado momento, ele começou a expressar a sua felicidade por isso. Mas e ele? Ele ainda não havia se dado conta de que Jesus o quer também, de que ele também é importante pra Jesus.

14. O seu filho, sua filha, seu pai, sua mãe, seu avô, sua avó, seus netos, todos são importantes pra Jesus, mas você também é, e Jesus veio para buscar e salvar você.

15. Por esse texto e por outros mais que temos em o Novo Testamento, vemos que ao mais ímpio dos homens a graça de Jesus pode alcançar, quanto mais a você...

16. Jesus veio buscar e salvar o perdido, diz o texto, o homem atolado no pecado. Não importa quem seja; “bom” ou “ruim”, “grande” ou “pequeno” transgressor... não importa! Jesus veio buscar e salvar.

a. Ele buscou e salvou ladrões – o ladrão na cruz que se converteu é um exemplo.

i. parece que toda iniciativa foi do ladrão, mas verdade é o que Jesus nos diz em João 6, que ninguém vai ou clama a ele se não for levado pelo Pai. E verdade é o que lemos em Filipenses 2.13, que é Deus quem opera em nós tanto o querer quanto o efetuar. Aquela "disposição" do ladrão, então, não era uma disposição sua, portanto, mas uma "disposição" divina nele operando.

b. Ele buscou e salvou mulheres da vida... (a mulher samaritana, por exemplo)

c. Ele buscou e salvou perseguidores e assassino de cristãos (Paulo, por exemplo)

17. Você conhece alguém que seja extremamente pecador?

18. Você conhece alguém que tem tanto pecado que se fossem colocados um sobre o outro chegaria até acima das nuvens?

19. Eu não sei o quão pecador era Zaqueu, mas de uma coisa eu sei: eu nunca li na Bíblia que Jesus tenha dito que é mais fácil um camelo passar pelo fundo da agulha do que um homossexual, uma prostituta, um ladrão, um assassino, um terrorista... vir a se converter e entrar no reino de Deus. Mas eu já li isso sobre aquele que tem riquezas (obviamente que Jesus falou sobre o que tem riquezas e está preso a elas).

20. Agora, eu pergunto:

a. Zaqueu era Rico?

b. Zaqueu era apegado às riquezas? (O fato de ele ser um ladrão, do colarinho branco, mas ladrão, mostra que sim)

c. E Jesus salvou Zaqueu?

21. Sim, Jesus salvou a Zaqueu porque Zaqueu atendeu à "disposição" divina operando sobre ele e recebeu a Jesus em sua casa, em sua vida.

22. A porta da esperança que o evangelho revela aos pecadores está escancarada, e Jesus pode perdoar e salvar completamente mesmo o pior dos pecadores que vier a Ele, que o receber.

23. Para aqueles que já foram a Cristo e foram salvos, essa verdade mostra que ele pode, com ousadia, pregar o evangelho ao pior e mais ímpio dos pecadores.

24. Mas tem algo mais que este e outros texto bíblicos nos ensinam, e é que pecadores convertidos sempre manifestarão evidências de sua conversão

25. Jesus veio buscar e salvar, mas também transformar.

26. Com Zaqueu foi assim.

27. Veja o v. 8 – Zaqueu não queria mais continuar no erro e até reparar os erros cometidos se possível fosse.

28. Com os discípulos de Jesus foi assim.

29. Com Saulo de Tarso também foi assim,

30. e assim também tem sido com todos aqueles que têm verdadeiramente se convertido no decorrer da história.

31. Analisemos as palavras de Zaqueu: Percebe-se que houve veracidade e determinação nas palavras de Zaqueu. Tendo sido perdoado gratuitamente, Zaqueu sentiu que poderia começar a demonstrar imediatamente quem ele era e a quem ele estava servindo agora.

32. Aquele que deseja provar que é um crente deve andar nos passos de Zaqueu:

a. renunciar com determinação os pecados que antes o assediavam com facilidade

b. e seguir as virtudes cristãs que antes desprezava.

33. J. C. Ryle dizia que: “Em TODOS OS ASPECTOS um crente deve viver de tal modo que todos saibam que ele é um crente genuíno. A fé que não purifica o coração e a vida não é a fé verdadeira. A graça que não pode ser vista, tal como a luz, e experimentada, assim como o sal, não é graça, e sim hipocrisia. O homem que professa conhecer a Cristo e crer nele, enquanto se apega ao pecado e ao mundo, está se encaminhando para o inferno, com uma mentira bem ao seu lado. O coração que realmente provou a graça de Cristo odiará instintivamente o pecado”.

34. Buscar, salvar e transformar. É para isso que Jesus veio.

35. Jesus já o encontrou?

36. Você já foi salvo e transformado?

37. Se Jesus vier hoje, baseado naquilo que a Bíblia diz, você será levado por ele ou será deixado?

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Muqui, Agosto de 2014

Lar de Eni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A língua que constrói pontes

  A Língua que Constrói Pontes Em uma manhã comum, Clara caminhava pela praça da cidade, refletindo sobre as palavras que dissera nos últi...